UMA ANÁLISE DA TRANSITIVIDADE VERBAL EM ORAÇÕES HIPOTÁTICAS ADVERBIAIS CAUSAIS SOB A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA

Autores

  • Simone Maria Barbosa Nery NASCIMENTO Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2013.7598

Palavras-chave:

Transitividade. Planos discursivos. Hipotaxe adverbial causal.

Resumo

Este artigo é recorte de uma dissertação de mestrado. Nele, analisaram-se a transitividade e os planos discursivos (figura e fundo) na combinação entre orações hipotáticas adverbiais causais e suas respectivas orações-núcleo. A pesquisa fundamenta-se na proposta de Hopper e Thompson, Transitivity in grammar and discourse (1980), que utiliza 10 parâmetros sintático-semânticos que indicam o grau de transitividade de orações e possibilitam a identificação dos relevos discursivos figura e fundo. Verificou-se o funcionamento dos planos discursivos em combinações oracionais de elocuções formais. Para a coleta dos dados, foram realizadas gravações durante aulas de graduação e apresentações de trabalho, que, posteriormente, foram transcritas seguindo-se um padrão baseado nas normas do projeto NURC com algumas adaptações. Acredita-se que o gênero é determinante na seleção e para a recorrência de um determinado tipo de oração. No caso das elocuções formais, predominou a oração hipotática adverbial causal que se configurou como fundo para as suas orações-núcleo segundo os parâmetros da transitividade.

Biografia do Autor

Simone Maria Barbosa Nery NASCIMENTO, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Letras/Linguística Aplicada no programa de Pós-graduação em Letras – PLE/Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

NASCIMENTO, S. M. B. N. (2013). UMA ANÁLISE DA TRANSITIVIDADE VERBAL EM ORAÇÕES HIPOTÁTICAS ADVERBIAIS CAUSAIS SOB A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA. Pensares Em Revista, (2). https://doi.org/10.12957/pr.2013.7598

Edição

Seção

Artigos