PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE “ACOLHIMENTO”: RESSITUANDO O CONCEITO / Portuguese as a “host” language: reframing the concept

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.74157

Palavras-chave:

Português. Língua de acolhimento. Ressituando o conceito.

Resumo

Nos últimos anos, estamos presenciando no Brasil o crescimento de um “novo” campo de estudos de português para falantes de outras línguas, qual seja, Português como Língua de Acolhimento (PLAc). O PLAc pode ser entendida como uma proposta linguística/educacional cuja intenção é contextualizar o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa para refugiados e outros (i)migrantes que se encontram em situação de vulnerabilidade. Para evitarmos uma postura de “vale-tudo” em defesa de uma suposta prática de justiça social por meio da língua, o que pode resultar em português instrumental para esse público, precisamos fazer duas perguntas. Primeiro, de que acolhimento estamos falando? Segundo, a institucionalização do PLAc torna o lócus do (i)migrante universal e homogêneo? Isso posto, o objetivo deste artigo é problematizar questões de Português como Língua de Acolhimento, focalizando a noção de acolhimento enquanto correspondência direta de hospitalidade e proteção, sustentada pelo viés humanitário. As teorias que orientam o trabalho são complementadas por perspectivas decoloniais (MIGNOLO, 2003; WALSH, 2016), no sentido de combaterem a universalização. A metodologia é de natureza qualitativa e interpretativista, considerando as experiências do pesquisador, a escolha da literatura e as expectativas educacionais atuais. Os resultados sugerem que acolhimento está sendo usado como argumento humanitário institucionalizado. Apontam, ainda, na direção de que o PLAc precisa ser ressignificado em outras bases, se não quiser reproduzir a lógica das competências interculturais.

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Queiroz, F. L. O. (2023). PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE “ACOLHIMENTO”: RESSITUANDO O CONCEITO / Portuguese as a “host” language: reframing the concept. Pensares Em Revista, (27), 166–191. https://doi.org/10.12957/pr.2023.74157

Edição

Seção

DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION