REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTOS DIGITAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA E SUA RELAÇÃO COM DECOLONIALIDADE / Reflections on digital literacies in the english language textbook and its connection to decoloniality

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.73974

Palavras-chave:

Língua Inglesa. Letramentos digitais. Livro didático. Decolonialidade.

Resumo

Este artigo aborda a análise de uma unidade didática presente em um livro didático de língua inglesa sob a ótica dos letramentos digitais. A finalidade do estudo do qual este artigo resulta é analisar como as atividades sugeridas no livro didático englobam práticas de letramentos digitais e sua relação com as teorias decoloniais. Para tanto, esta pesquisa qualitativa toma a forma de pesquisa bibliográfica, além de pesquisa documental (PAIVA, 2019), por meio da análise do livro didático Way to English (FRANCO, 2018), parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), direcionado para os anos finais do ensino fundamental. A pesquisa documental incluiu a escolha de uma unidade didática presente no livro citado, utilizado no 9° ano de uma escola pública. Para sua realização, adotamos como base teórica, dentre outros, os estudos de Zacchi (2018), Lankshear e Knobel (2008, 2011, 2017), Nascimento e Knobel (2017), quando tratam de letramentos digitais, além de Walsh (2013); Silva Júnior e Matos (2019); Menezes de Souza e Hashiguti (2022), ao discutirem decolonialidade. Os resultados da pesquisa apontam que o recorte selecionado engloba práticas de letramentos digitais e fomenta diálogos com perspectivas decoloniais. Este estudo pretende contribuir para o avanço das discussões e reflexões sobre os letramentos digitais e decolonialidade, considerando o papel dos livros didáticos no direcionamento de atividades diversas que orientam as práticas pedagógicas de docentes de língua inglesa.

Biografia do Autor

José Raimundo dos Santos Santana, UFS/Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL)

Mestrando em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFS). Pós-graduado em Ensino de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Graduado em Letras (Inglês) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro dos grupos de pesquisa Letramentos em Inglês: língua, literatura, cultura (Linc - UFS) e Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET - UFAL), pesquisando sobre multimodalidade, letramentos digitais e decolonialidade. Atualmente é professor da rede municipal e particular de ensino no município de Capela/SE, atuando, principalmente, na educação básica.

Renato dos Santos Santana, UFS/Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL)

Mestrando em Estudos Linguísticos, no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na linha de pesquisa Linguística Aplicada, Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é bolsista de mestrado no país da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui graduação em Letras com habilitação em Português e Inglês pela UFS. Durante a graduação foi pesquisador da Iniciação Científica na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas acerca de formação de professores, ética, jogos e letramentos digitais. Membro dos grupos de pesquisa: Letramentos em inglês: Língua, Literatura, Cultura (Linc-UFS) e Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET-UFAL).

Ana Karina de Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Letras (Português/Inglês) - Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Ensino de Inglês (UFMG), mestre em Educação (UFS) e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), sendo bolsista CNPq de doutorado no Brasil. Foi bolsista Capes/Fulbright de doutorado sanduíche na Montclair State University, EUA. Professora efetiva da UFS - Departamento de Letras Estrangeiras e Programa de Pós-graduação em Letras. É líder do grupo de pesquisa Letramentos em Inglês: língua, literatura, cultura (Linc-UFS) e membro dos grupos de pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET - UFAL) e Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia - USP.

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Santana, J. R. dos S., Santana, R. dos S., & Nascimento, A. K. de O. (2023). REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTOS DIGITAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA E SUA RELAÇÃO COM DECOLONIALIDADE / Reflections on digital literacies in the english language textbook and its connection to decoloniality. Pensares Em Revista, (27), 223–250. https://doi.org/10.12957/pr.2023.73974

Edição

Seção

DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION