O AGIR DE PROFESSORES INICIANTES EM FOCO: UM ESTUDO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SOB O VIÉS INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVO / The act of beginning teachers in focus: a study of internship reports under the sociodiscursive interactionist perspective

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2023.73181

Palavras-chave:

Agir docente. Interacionismo Sociodiscursivo. Semântica do Agir. Relatórios. Estágio.

Resumo

O presente estudo objetiva apresentar uma análise de como o agir docente (BRONCKART, 2004, 2006, 2009; MACHADO, 2004; MACHADO; BRONCKART, 2009) encontra-se representado em relatórios de estágio supervisionado produzidos por professores iniciantes de um curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa, modalidade de ensino a distância. A fundamentação está baseada no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999a, 1999b, 2006, 2009), construto teórico-metodológico de caráter interdisciplinar, que concede, ao agir e à linguagem, um papel fundamental para o desenvolvimento humano. O corpus deste estudo é composto por quatro relatórios produzidos para a disciplina de Estágio Supervisionado II, alocada no 7º período do referido curso e ofertada por uma Instituição de Ensino Superior pública, no Estado da Paraíba, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil. Assim, o presente trabalho constitui-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Como procedimentos de análise, descrevemos, inicialmente, o contexto de produção desses textos e, em seguida, os elementos constituintes da Semântica do Agir (BRONCKART; MACHADO, 2004; MACHADO; BRONCKART 2009). Os resultados revelaram que o trabalho dos professores iniciantes de língua inglesa está representado, nos relatórios analisados, por razões, intencionalidades e capacidades, as quais revelam-se por meio de determinantes externos, motivos, finalidades, intenções, ferramentas e capacidades que desvelam características e aspectos relacionados às dimensões da atividade dos actantes.

Biografia do Autor

Denilson Cícero Farias de Lima, Faculdade Integrada Instituto Souza/aluno

É aluno de pós-graduação lato sensu em Ensino de Língua Inglesa, na Faculdade Integrada Instituto Souza (FASOUZA). Possui graduação na Licenciatura em Letras - Língua Inglesa, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/PROPESC/UFPB) entre os meses de agosto de 2021 e agosto de 2022, período no qual desenvolveu pesquisas a respeito do trabalho docente de professores iniciantes. Atua na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas sob o viés das Ciências do Trabalho e do Interacionismo Sociodiscursivo, nos seguintes temas: trabalho docente, agir docente, estágio supervisionado e relatórios de estágio.

Sandra Maria Araújo Dias, Universidade Federal da Paraíba/Professora

Possui doutorado e mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É Professora Adjunta (DL/CCAE/UFPB) e tem experiência como professora de língua inglesa no ensino presencial e a distância. Atualmente, desenvolve projetos de ensino na área de língua inglesa e projetos de pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase no processo de ensino-aprendizagem de LE, letramentos e formação de professores de LE, além de estágio supervisionado.

Downloads

Publicado

2023-05-12

Como Citar

Lima, D. C. F. de, & Dias, S. M. A. (2023). O AGIR DE PROFESSORES INICIANTES EM FOCO: UM ESTUDO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SOB O VIÉS INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVO / The act of beginning teachers in focus: a study of internship reports under the sociodiscursive interactionist perspective. Pensares Em Revista, (27), 118–139. https://doi.org/10.12957/pr.2023.73181

Edição

Seção

DOSSIÊ 27 - ENTRELAÇAMENTOS CRÍTICOS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA / CRITICAL ENTANGLEMENTS IN LANGUAGE EDUCATION