DOSSIÊ 26 -ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE

Autores

  • Cristiane Dall Cortivo Lebler Universidade Federal de Santa Catarina (UNISC) https://orcid.org/0000-0003-3389-1850
  • Dennis da Silva Castanheira Universidade Federal Fluminense (UFF) https://orcid.org/0000-0001-9092-5936
  • Isabel Sebastião Isabel Sebastião. Concluiu o(a) Doutoramento em Curso de Doutoramento em Linguística - Especialidade Linguística do Texto e do Discurso em 2013 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestrado em Mestrado em Literatura Portuguesa - especialização em Literatura Medieval em 2005 pelo(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Licenciatura em Curso de Estudos Portugueses - Ramo Educacional em 2000 pelo(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. É Investigador Contratado no(a) Universidade do Porto. https://orcid.org/0000-0001-9092-5936

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.71773

Palavras-chave:

Letras

Resumo

Apresentação do DOSSIÊ 26 -ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA

 

 PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE  

Biografia do Autor

Cristiane Dall Cortivo Lebler, Universidade Federal de Santa Catarina (UNISC)

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). É Mestre (2009) e Doutora (2013) em Letras - área de concentração Linguística - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com dissertação e tese na linha de pesquisa Texto, Enunciação, Discurso: teoria e prática. Em 2020, realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, atua como professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. É vice-líder do grupo de pesquisa Linguagem e Cognição (UNISC) e integrante do Grupo de Pesquisa em Linguística do Texto (GPLINT - UFRJ) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP - UFSC). Também integra o Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa em Linguística e Literatura Linguística do Texto e Análise da Conversação. Áreas de interesse: Ensino de língua materna; Semântica; Argumentação; Enunciação.

Dennis da Silva Castanheira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduado em Licenciatura em Letras (Português e Literaturas), com dignidade acadêmica Magna Cum Laude, Mestre em Linguística e Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, onde lidera projetos de pesquisa e extensão e atua na Graduação e na Pós-Graduação Lato Sensu. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto e do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Lidera a iniciativa didático-científica Educação ao rés do chão, em parceria com Aline Menezes, do Colégio Pedro II. Publica suas investigações em revistas científicas e livros. É membro do corpo editorial e parecerista de periódicos especializados. Atuou no ensino básico nos níveis fundamental e médio. Áreas de atuação: Linguística de Texto; Funcionalismo; Ensino de língua portuguesa.

Isabel Sebastião, Isabel Sebastião. Concluiu o(a) Doutoramento em Curso de Doutoramento em Linguística - Especialidade Linguística do Texto e do Discurso em 2013 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestrado em Mestrado em Literatura Portuguesa - especialização em Literatura Medieval em 2005 pelo(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Licenciatura em Curso de Estudos Portugueses - Ramo Educacional em 2000 pelo(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. É Investigador Contratado no(a) Universidade do Porto.

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). É Mestre (2009) e Doutora (2013) em Letras - área de concentração Linguística - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com dissertação e tese na linha de pesquisa Texto, Enunciação, Discurso: teoria e prática. Em 2020, realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, atua como professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. É vice-líder do grupo de pesquisa Linguagem e Cognição (UNISC) e integrante do Grupo de Pesquisa em Linguística do Texto (GPLINT - UFRJ) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP - UFSC). Também integra o Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa em Linguística e Literatura Linguística do Texto e Análise da Conversação. Áreas de interesse: Ensino de língua materna; Semântica; Argumentação; Enunciação.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Lebler, C. D. C., Castanheira, D. da S., & Sebastião, I. (2022). DOSSIÊ 26 -ENSINO DE PORTUGUÊS: DA LÍNGUA MATERNA À LÍNGUA NÃO MATERNA PORTUGUESE TEACHING: FROM MOTHER LANGUAGE TO NON-MOTHER LANGUAGE. Pensares Em Revista, (26), 1–5. https://doi.org/10.12957/pr.2022.71773