R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005
Edna Alencar de Castro
http://orcid.org/0000-0001-9297-4168
IMUD - Instituto música e diversidade. GRECA - Grupo de investigación en etnomusicologia Circolo Amerindiano
Brasil
Edna Alencar de Castro trabalha com Tecnologias Sociais de Inovação no campo da Etnomusicologia. Atuou como professora de Educação Musical, de Prática Coral e Instrumental durante 20 anos, tendo desenvolvido através do Projeto GRIOT - Os Cantos, As Caras e As Cores do Brasil, uma prática musical que alia o ritmo corporal percussivo à multiplicidade vocal com a contextualização matricial de etnicidades específicas de origem tupi, afro e lusófona. Esta prática se configurou numa Metodologia Decolonial para o Ensino de Música que tem sido difundida e consolidada por meio da criação do IMUD - Instituto Música e Diversidade, o qual dirige. É bacharel em Arquitetura e Urbanismo, bacharel em Piano com Licenciatura Plena em Música - UFRJ. Mestrado em Relações Étnico-Raciais na linha de pesquisa: Campo Artístico e Construção de Etnicidades CEFET / RJ. Compõe, cataloga, investiga e decodifica elementos técnico-musicais matriciais contextualizados comexpressões e manifestações rituais, religiosas e sociais. Membro da Associação Brasileira de Etnomusicologia – ABET e Investigadora oficial do Grupo de Investigación en Etnomusicologia del Circolo Amerindiano – GRECA em Córdoba / Argentina, pertencente ao Centro Studi Americanistici Circolo Amerindiano Onlus, com sede em Perugia / Itália.
Elisângela de Jesus Santos
https://orcid.org/0000-0001-5870-5706
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Presidente Epitácio. Presidente Epitácio, SP – Brasil
Brasil
Epitácio e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP campus Araraquara. Pós- Doutorada no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2016). Doutora em Ciências Sociais pela UNESP-FCL Araraquara (2013). Mestre em Sociologia (2008) e graduada em Ciências Sociais, Bacharelado e Licenciatura (2003) pela mesma instituição. Foi bolsista de mestrado e doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP (2006-2013) e bolsista CAPES de Pós-Doutorado. Tem experiência na área de Etnografia. Tem como temas de estudo: catolicismo popular, religiões de matriz africana, poéticas e rítmicas afrobrasileiras, cultura caipira, canção popular, feminismo negro, epistemologias negras, decolonialidade e relações étnico-raciais. É pesquisadora associada ao Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN), do Laboratório de Estudos Africanos, Afrobrasileiros e da Diversidade (LEAD) e do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFSP.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005