TENSÕES E INTERVENÇÕES NO USO DOS SABERES DE MATRIZ AFRICANA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MUSICAL / Tensions and interventions in the use of knowledge of african matrix as a pedagogical practice in the teaching of music education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2022.67981

Palavras-chave:

Saberes. Práticas Pedagógicas. Etnomusicologia. Educação Musical. Música.

Resumo

A construção dos saberes no Processo de Ensino-aprendizagem, vem se estabelecendo ao longo dos tempos de maneira a articular relações de poder que garantam a permanência e hegemonia de abordagens etnocêntricas no desenvolvimento de práticas pedagógicas. Em decorrência disso, há, nos ambientes de ensino, desvalorização de ordem social e cultural com traços identitários de africanidades marcantes. O dimensionamento dos currículos é pautado por parâmetros que reconhecem somente as formas dos saberes hegemônicos como sendo os pilares sustentadores dos conteúdos históricos a serem reiterados de maneira dissociativa e descontextualizada com a sociedade multirracial em que vivemos. Há defasagens a serem compensadas no âmbito da educação para o atendimento à demanda escolar e acadêmica. No caso do Brasil não há como refutar, dentro do cenário educacional, a significativa presença de afrodescendentes disseminados pela diáspora. Diante deste quadro, faz-se necessário intervir na realidade social criando estratégias de transformação e implementação de práticas pedagógicas descolonizadoras que se tornem capazes de compartilhar os saberes tradicionais de matriz africana, para viabilizar uma redemocratização no ensino. Nosso intuito neste trabalho será problematizar as tensões e conjecturas decorrentes da criação de novos parâmetros redimensionadores das práticas pedagógicas no ensino de música. Para tanto, nos utilizaremos do campo da Etnomusicologia e faremos incursões à Sociologia da Música a fim de aferirmos as questões pertinentes à Educação Musical no que concerne à identidade musical africana.

 

Biografia do Autor

Edna Alencar de Castro, IMUD - Instituto música e diversidade. GRECA - Grupo de investigación en etnomusicologia Circolo Amerindiano

Edna Alencar de Castro trabalha com Tecnologias Sociais de Inovação no campo da Etnomusicologia. Atuou como professora de Educação Musical, de Prática Coral e Instrumental durante 20 anos, tendo desenvolvido através do Projeto GRIOT - Os Cantos, As Caras e As Cores do Brasil, uma prática musical que alia o ritmo corporal percussivo à multiplicidade vocal com a contextualização matricial de etnicidades específicas de origem tupi, afro e lusófona. Esta prática se configurou numa Metodologia Decolonial para o Ensino de Música que tem sido difundida e consolidada por meio da criação do IMUD - Instituto Música e Diversidade, o qual dirige. É bacharel em Arquitetura e Urbanismo, bacharel em Piano com Licenciatura Plena em Música - UFRJ.  Mestrado em Relações Étnico-Raciais na linha de pesquisa: Campo Artístico e Construção de Etnicidades CEFET / RJ. Compõe, cataloga, investiga e decodifica elementos técnico-musicais matriciais contextualizados comexpressões e manifestações rituais, religiosas e sociais. Membro da Associação Brasileira de Etnomusicologia – ABET e Investigadora oficial do Grupo de Investigación en Etnomusicologia del Circolo Amerindiano – GRECA em Córdoba / Argentina, pertencente ao Centro Studi Americanistici Circolo Amerindiano Onlus, com sede em Perugia / Itália.

Elisângela de Jesus Santos, Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Presidente Epitácio. Presidente Epitácio, SP – Brasil

Epitácio e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP campus Araraquara. Pós- Doutorada no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2016). Doutora em Ciências Sociais pela UNESP-FCL Araraquara (2013). Mestre em Sociologia (2008) e graduada em Ciências Sociais, Bacharelado e Licenciatura (2003) pela mesma instituição. Foi bolsista de mestrado e doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP (2006-2013) e bolsista CAPES de Pós-Doutorado. Tem experiência na área de Etnografia. Tem como temas de estudo: catolicismo popular, religiões de matriz africana, poéticas e rítmicas afrobrasileiras, cultura caipira, canção popular, feminismo negro, epistemologias negras, decolonialidade e relações étnico-raciais. É pesquisadora associada ao Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN), do Laboratório de Estudos Africanos, Afrobrasileiros e da Diversidade (LEAD) e do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (NUPE). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFSP.

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Publicado

2022-07-28

Como Citar

Castro, E. A. de, & Santos, E. de J. (2022). TENSÕES E INTERVENÇÕES NO USO DOS SABERES DE MATRIZ AFRICANA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO MUSICAL / Tensions and interventions in the use of knowledge of african matrix as a pedagogical practice in the teaching of music education. Pensares Em Revista, (24), 97–121. https://doi.org/10.12957/pr.2022.67981