POR QUE EU ENSINO COMO ENSINO? CRENÇAS DE PROFESSORES DE LE EM FORMAÇÃO SOBRE O USO DAS TDIC E SUAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA / Why do I teach the way I teach? Beliefs of pre-service teachers of Spanish as a foreign language about the use of digital information and communication technologies (DICT) in their classroom practices

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.60584

Palavras-chave:

Letras

Resumo

Este artigo se propõe a identificar, descrever e analisar as crenças de professores em formação de Língua Espanhola (LE) em relação ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem e a relação entre suas crenças e suas práticas como professores de LE de um curso de extensão universitário, idealizado e mantido pela universidade em que estudam. Isto é, analisar o que o professor diz fazer e o que ele realmente faz em suas aulas e tentar entender os motivos que o levam a tal prática. Além disso, buscamos também identificar os usos que eles fazem das TDIC e com quais objetivos eles as usam para sua autoaprendizagem da LE. Como instrumento de geração de dados foram utilizados questionários semiabertos, narrativa, entrevistas e observação de 8 aulas. Os resultados sugerem que as crenças adquiridas ao longo da vida escolar exercem fortes influências nas escolhas dos participantes enquanto professores em formação de LE. Apontam também para a necessidade de formar professores para o uso didático das TDIC e para a importância de discutir às crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas, adquiridas ao longo da vida escolar.

Biografia do Autor

Vânia Aparecida Lopes Leal, Universidade Federal de Viçosa - MG

Professora de Língua Espanhola UFV, Mestre em Linguística Aplicada (UFV) e estudante de doutorado na UPO (Universidad Pablo de Olavid - Sevilla)

Ana Maria Ferreira Barcelos, Universidade Federal de Viçosa/ MG

Ana Maria Ferreira Barcelos, https://ufv.academia.edu/AnaBarcelos. https://www.researchgate.net/profile/Ana_Barcelos2. https://scholar.google.com/citations?user=8xpVW9MAAAAJ&hl=en. Catedrática da Uviversidad Federal de Viçosa, Brasil. Doutora pela Universidad de Alabama, Tuscoloosa, AL. EUA. Coordenou e organizou os seguintes libros: com Paula Kalaja, Beliefs about SLA: New research approaches, Editora Kluwer (2003); (com Paula Kalaja and Vera Menezes), Narratives of learning and teaching EFL, Editora Palgrave/MacMillan, 2008; e com Paula Kalaja, Maria Ruohotie-Lythy and Mari Aro:  Beliefs, Agency and Identity in Foreign Language Learning and Teaching, Editora Palgrave/MacMillan, 2016

 

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Lopes Leal, V. A., & Barcelos, A. M. F. (2021). POR QUE EU ENSINO COMO ENSINO? CRENÇAS DE PROFESSORES DE LE EM FORMAÇÃO SOBRE O USO DAS TDIC E SUAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA / Why do I teach the way I teach? Beliefs of pre-service teachers of Spanish as a foreign language about the use of digital information and communication technologies (DICT) in their classroom practices. Pensares Em Revista, (23), 227–249. https://doi.org/10.12957/pr.2021.60584

Edição

Seção

DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AN