VIDA DOCENTE CONTEMPORÂNEA: ENTRE SABERES, PRÁTICAS, ANGÚSTIAS E SOFRIMENTOS / Contemporary teaching life: between knowledge, practices, anguish and suffering

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.60553

Palavras-chave:

Trabalho docente. Emoções. Educação como mercadoria.

Resumo

Nossas jornadas como professores têm nos mostrado que muitos de nossos alunos, por exemplo, não almejam nenhum tipo de relação com o trabalho docente. Em nossa perspectiva, essa triste e alarmante constatação está relacionada a dois fatores principais. O primeiro deles é o atual cenário brasileiro que vê, nos professores, constantes inimigos da sociedade, não valorizando e respeitando seus quefazeres, em virtude de seu trabalho crítico e com vistas à democracia. O outro aspecto é o fato de a classe docente sofrer demasiadamente com um trabalho que há muito deixou de ser relacionado somente aos saberes pedagógicos, uma vez que o mesmo tem incorporado cada vez mais aspectos burocráticos e administrativos, levando diversos professores a um constante esgotamento, não só físico e mental, mas também emocional. Neste trabalho, portanto, através dos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005; VIAN JR., 2010), analisamos três excertos de uma conversa informal pré-pandemia entre amigos professores, de modo a tecer reflexões sobre como a educação tem se tornado um mercado (PALMER, 2012), o qual tem sucateado o trabalho docente, trazendo sofrimento e angústias (CÔRTES, 2017). Este texto se configura, ainda, como um manifesto que visa alertar sobre a necessidade de se discutir a respeito dos rumos que a vida docente contemporânea no Brasil tem tido, bem como a urgência de se investigar o papel que as emoções desempenham no ensino e no trabalho docente (ZEMBYLAS, 2003; 2005).

Biografia do Autor

Thelma Christina Ribeiro Côrtes, PPGEL/PUC-Rio

É professora de língua inglesa do Colégio Andrews e do Colégio Curso Pensi. Doutoranda e mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, e graduada em Letras (Licenciatura Português-Inglês e suas respectivas Literaturas) pela PUC-Rio.

Diego Fernandes Coelho Nunes, IFBA (campus Valença); PPGEL/PUC-Rio

É professor EBTT de língua inglesa do IFBA - campus Valença. Líder do grupo de estudos e pesquisas DIALATEC (IFBA-Valença). Doutorando e mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, graduado em Letras (Português/Inglês) e especialista em Língua Inglesa e Educação Básica pela UERJ/FFP.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Ribeiro Côrtes, T. C., & Nunes, D. F. C. (2021). VIDA DOCENTE CONTEMPORÂNEA: ENTRE SABERES, PRÁTICAS, ANGÚSTIAS E SOFRIMENTOS / Contemporary teaching life: between knowledge, practices, anguish and suffering. Pensares Em Revista, (23), 117–140. https://doi.org/10.12957/pr.2021.60553

Edição

Seção

DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AN