“INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA É COMPLICADO”: ENTENDENDO NOSSAS CRENÇAS / “English classes in a public school is complicated”: understanding students’ beliefs

Autores

  • Emanuelle Fonseca Souza PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.60550

Palavras-chave:

Prática Exploratória. Crenças. Identidade

Resumo

Resumo: Este trabalho é um recorte da minha pesquisa de mestrado e tem como objetivo principal gerar entendimentos sobre como alguns de meus alunos de uma escola estadual do Rio de Janeiro constroem discursivamente as suas crenças (BARCELOS, 2004; 2005; 2006) a respeito das aulas de inglês na escola. Para guiar esse estudo, baseio-me nos princípios da Prática Exploratória (MORAES BEZERRA, 2007; MILLER et al., 2008; ALLWRIGHT; HANKS, 2009), por buscar entendimentos sobre as crenças que influenciam o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, busco entender as identidades que são coconstruídas (MOITA LOPES, 2002) e que emergem na interação de nossas ‘conversas exploratórias’ (MILLER, 2001; MORAES BEZERRA, 2007; NUNES, MORAES BEZERRA, 2013). Como configuração de pesquisa, fundamento-me nos pressupostos da pesquisa qualitativa, numa perspectiva ético-metodológica da Prática Exploratória, a partir do conceito de pesquisa do praticante [practitioner research] (HANKS, 2017) que se apresenta como uma grande área de pesquisa comprometida em investigar a prática dos que trabalham em contextos em que o conhecimento é construído. Durante as conversas, meus ex-alunos expõem suas crenças e emoções experienciadas no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa enquanto alunos. Assim, me auxiliando a construir meus entendimentos como sua professora e uma docente em formação continuada. Compreendo esse movimento como uma tentativa de ampliar os entendimentos não somente ao que se refere ao processo de ensino-aprendizagem, mas principalmente, gerar entendimentos ao que se refere às relações humanas.

 


Biografia do Autor

Emanuelle Fonseca Souza, PUC-Rio

Doutoranda em Estudos Linguísticos, PUC-Rio. Mestre em Estudos Linguísticos, UERJ/FFP (2018). Especialista em Linguística Aplicada: ao ensino de inglês como língua estrangeira, na Universidade Federal Fluminense, UFF (2012). Especialista em Literatura Infantil-Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2009). Graduada em Letras, Licenciatura Português Inglês e Literaturas Correspondentes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (2007).

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Souza, E. F. (2021). “INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA É COMPLICADO”: ENTENDENDO NOSSAS CRENÇAS / “English classes in a public school is complicated”: understanding students’ beliefs. Pensares Em Revista, (23), 205–226. https://doi.org/10.12957/pr.2021.60550

Edição

Seção

DOSSIÊ 23: CRENÇAS, EMOÇÕES E IDENTIDADES: ASPECTOS FLUIDOS E FRAGMENTADOS NO ENSINO DE LÍNGUAS / BELIEFS, EMOTIONS AN