LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA: PESQUISAS, ENSINO E CENÁRIO INSTITUCIONAL. ENTREVISTA COM HELOISA MARIA MOREIRA LIMA DE ALMEIDA SALLES / Brazilian Sign Language: research, teaching and institutional setting. Interview with Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida Salles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.60415

Biografia do Autor

Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida Salles, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Linguística pela University of Wales (1997). É professora associada da Universidade de Brasília. Atua na área de Linguística, na abordagem da Teoria Gerativa, investigando, principalmente, os seguintes temas: sintaxe de complementação e sintaxe de preposições, com ênfase em línguas românicas, germânicas, língua brasileira de sinais, aquisição de português L2, educação linguística.

Kátia Nazareth Moura de Abreu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Linguística pela mesma universidade. É professora no Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no setor de Estudos de Linguagem, docente no Curso de Especialização em Língua Portuguesa e membro permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Na pesquisa, tem se dedicado às áreas de Morfologia, Psicolinguística Experimental e Leitura. É membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores, linguagens e justiça social" (FFP-UERJ-CNPq). É pesquisador no Laboratório de Psicolinguística Experimental (LAPEX-UFRJ) e é professor colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX-UFF).

Eloisa Nascimento Silva Pilati, Universidade de Brasília (UnB)

Licenciada e Bacharel em Letras-Português (1998), realizou mestrado e doutorado em Linguística na Universidade de Brasília (2000-2006) e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology - MIT (2015) e foi professora visitante na Universidade Nova de Lisboa (2020), pelo Programa Capes Print (88887.511576/2020-0). É professora adjunta da Universidade de Brasília, no Departamento de Linguística Português e Línguas Clássicas (LIP), atuando na graduação e na pós-graduação. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras-Português, noturno, (2014), do Projeto Prodocência/Letras CAPES (2013), Pibid/Letras (2018-2020), Coordenadora de Integração das Licenciaturas da UnB (2019-2020). Atualmente, é Diretora de Planejamento de Acompanhamento das Licenciaturas (DEG/UnB) e lidera os Grupos de Pesquisa: "O Centro-Oeste na história do Português Brasileiro/CNPq" e "Novas perspectivas para a língua portuguesa na sala de aula/CNPq". Desenvolve pesquisas em duas áreas principais: linguística teórica e educação. No campo teórico, investiga modelos sintáticos relacionados a ordem de palavras, ordem verbo-sujeito, sujeitos nulos e fenômenos de concordância nas línguas naturais. Na área educacional, investiga temas relacionados processos de aprendizagem, com ênfase em métodos de ensino inovadores baseados nas ciências cognitivas e nas neurociências, e o uso de materiais manipuláveis/concretos no ensino de Língua Portuguesa. Faz parte do Comitê Científico da Revista da Associação Brasileira de Linguística, é pesquisadora produtividade PQ, nível 2, do CNPq, e Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (CPE).

Marcus Antônio Rezende Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Marcus Maia é doutor em Lingüística pela University of Southern California – USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York – CUNY (2003-2004). Atualmente é Professor Titular de Lingüística do Departamento de Lingüística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística entre 2010 e 2015. Representou o Centro de Letras e Artes da UFRJ no Conselho Superior de Pós-graduação (CEPG/UFRJ), por dois mandatos, entre 2009 e 2015. É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1C (CNPq) e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) no triênio 2015-2018. Foi professor visitante no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas e no Language Acquisition Research Center (LARC), da University of Massachusetts, Amherst, no primeiro semestre de 2012, no Departamento de Linguística da Massey University, Nova Zelândia, em setembro/outubro de 2015 e no Departamento de Espanhol e Portuguës da University of Toronto, Canada, em novembro de 2015. Fundou e coordena o Laboratório de Psicolingüística Experimental (LAPEX), grupo de pesquisa da UFRJ, registrado no CNPq, em 2001. Coordenou o Grupo de Trabalho de Psicolingüística da ANPOLL no biênio 2006-2008. Organizou a Conferência e a Escola de Altos Estudos Recursion in Brazilian Languages Beyond, na UFRJ, com apoio da CAPES, CNPq e FAPERJ, em agosto de 2013. Atua nas áreas de Psicolingüística, Teoria e Análise Lingüística e Línguas Indígenas Brasileiras, desenvolvendo pesquisas e orientando projetos sobre processamento sintático e lexical, sintaxe experimental, teoria da gramática, línguas indígenas brasileiras.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Salles, H. M. M. L. de A., Abreu, K. N. M. de, Pilati, E. N. S., & Maia, M. A. R. (2021). LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA: PESQUISAS, ENSINO E CENÁRIO INSTITUCIONAL. ENTREVISTA COM HELOISA MARIA MOREIRA LIMA DE ALMEIDA SALLES / Brazilian Sign Language: research, teaching and institutional setting. Interview with Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida Salles. Pensares Em Revista, (21). https://doi.org/10.12957/pr.2021.60415