UM FIM PARA AS GUERRAS DA LEITURA SEGUNDO CASTLES ET AL. (2018) / Ending the reading wars according to Castles et al. (2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.60287

Biografia do Autor

Marília Uchôa Cavalcanti Lott de Moraes Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com doutorado sanduíche CAPES na École Normale Supérieure em paris (França) e Mestre em Linguística pela mesma universidade. É professora no Departamento de Letras-Libras da Universidade Federal do Rio de Janeiro no setor de estudos linguísticos e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma universidade. É coordenadora do Laboratório SOPA. Tem experiência na área de Linguística e Psicolinguística, principalmente na área de aquisição de linguagem e processamento de leitura. Interessa-se por temáticas relacionadas ao desenvolvimento de literacia, aquisição de L1 e bilinguismo.

Daniela Cid de Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Linguística pela UFRJ (bolsista CAPES) e mestre em Linguística pela UFRJ (bolsista CAPES). Foi pesquisadora visitante (CAPES-Fulbright) no Laboratório de Neurolinguística da Universidade de Nova York (NYU), onde desenvolveu estudo sobre o reconhecimento visual de palavras utilizando a técnica de magnetoencefalografia. É professora adjunta de inglês no Departamento de Anglo- germânicas da Faculdade de Letras (UFRJ) e atual coordenadora do Laboratório de Psicolinguística Experimental (Lapex), que estuda a estrutura morfossintática, os processos de parsing (análise estrutural) e de interpretação na compreensão, e na produção de frases e palavras em línguas naturais. Suas áreas de interesse principais são processamento de palavras, processamento e desenvolvimento da leitura, acesso lexical e aquisição de L2.

Kátia Nazareth Moura de Abreu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Linguística pela mesma universidade. É professora no Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no setor de Estudos de Linguagem, docente no Curso de Especialização em Língua Portuguesa e membro permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Na pesquisa, tem se dedicado às áreas de Morfologia, Psicolinguística Experimental e Leitura. É membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores, linguagens e justiça social" (FFP-UERJ-CNPq). É pesquisador no Laboratório de Psicolinguística Experimental (LAPEX -UFRJ) e é professor colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX-UFF).” SOPA

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Costa, M. U. C. L. de M., de Garcia, D. C., & de Abreu, K. N. M. (2021). UM FIM PARA AS GUERRAS DA LEITURA SEGUNDO CASTLES ET AL. (2018) / Ending the reading wars according to Castles et al. (2018). Pensares Em Revista, (21). https://doi.org/10.12957/pr.2021.60287