O ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS DO PROFLETRAS / Teaching metacognitive strategies in portuguese language classes: experiences of ProfLetras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.59871

Resumo

O presente artigo tem como eixo temático as estratégias metacognitivas, sob a perspectiva dos estudos psicolinguísticos sobre leitura (PEREIRA; GUARESI, 2012; MAIA, 2019). Insere-se em uma rota de pesquisa e ensino que vem sendo analisada no âmbito de estudos do ProfLetras, por ser a metacognição de grande valor para o processo de educação linguística. Os objetivos pretendidos são expor a ideia de metacognição, a sua relação com a escola, explicitar as estratégias metacognitivas, apontando para o ensino, para a contribuição no processo de aprendizagem e para a inserção na prática pedagógica. Para isso, primeiramente são apresentados fundamentos teóricos sobre tópicos que constituem o tema – metacognição, estratégias metacognitivas, ensino de estratégias. A etapa metodológica lança mão dos princípios da aprendizagem ativa (PILATI, 2017) que considera o papel de agente a ser ocupado pelo aluno e o papel de orientador a ser ocupado pelo professor. Em seguida, é feita a apresentação das etapas da experiência pedagógica discutidas em Mattos (2020): rastreio, diagnóstico, intervenção e avaliação, aplicadas ao nono ano do ensino fundamental. Demonstra-se, com exemplos, a contribuição no processo de aprendizagem dos alunos. Por fim, são expostas as considerações finais, em que o conteúdo geral é retomado e se constata o valor do papel fomentador dos professores.

Biografia do Autor

Kátia Nazareth Moura de Abreu, UERJ-FFP

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Linguística pela mesma universidade. É professora no Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no setor de Estudos de Linguagem, docente no Curso de Especialização em Língua Portuguesa e membro permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Na pesquisa, tem se dedicado às áreas de Morfologia, Psicolinguística Experimental e Leitura. É membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores, linguagens e justiça social" (FFP-UERJ-CNPq). É pesquisador no Laboratório de Psicolinguística Experimental (LAPEX -UFRJ) e é professor colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX-UFF).” SOPA

Andréia Helena de Amorim Mattos, UERJ-FFP

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROFLETRAS/UERJ). É professora de Língua Portuguesa da Educação Básica da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Tem interesse em temas relacionados ao ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado

2021-07-02

Como Citar

Abreu, K. N. M. de, & Mattos, A. H. de A. (2021). O ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS DO PROFLETRAS / Teaching metacognitive strategies in portuguese language classes: experiences of ProfLetras. Pensares Em Revista, (21). https://doi.org/10.12957/pr.2021.59871