UM PERCURSO POSSÍVEL PARA O CONCEITO DE ENUNCIAÇÃO / A possible route to the concept of enunciation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.59790

Palavras-chave:

Semântica, Enunciação, Percurso histórico

Resumo

O presente artigo tem como objetivo traçar um percurso histórico para a constituição do conceito de ‘enunciação’ tal como é postulado pela Semântica da Enunciação e mapear como e quando este termo aparece nos livros teóricos e sob quais características. Optou-se, através de pesquisa bibliográfica, por percorrer um trajeto teórico até o ano de 2018, partindo da década de 1660 do século XVII. O percurso é marcado pelos postulados de Antoine Arnauld, Claude Lancelot, Pierre Nicole, Gottlob Frege, Michel Bréal, Ferdinand Saussure, Pierre Guiraud, Mikhail Bakhtin, Stephen Ullmann, Émile Benveniste e chega a Oswald Ducrot e Eduardo Guimarães. Esta análise destaca Bakhtin e seu círculo, que postularam bases enunciativas a partir de Saussure e outros autores; Benveniste, que traz discussões importantes e pertinentes ao tema ora estudado; Ducrot, que estuda Saussure e Bakhtin, avançando em conceitos como locutor, alocutor, dentre outros; e Guimarães por mostrar desdobramentos importantes da teoria de Ducrot e aprofundá-la no sentido da Semântica Enunciativa. Voltamos a atenção para estes autores por entendermos que os mesmos, na contemporaneidade, são referências para o uso do termo ‘enunciação’. Compreender como uma noção teórica toma forma possibilita-nos refletir sobre a constituição da Semântica em diferentes perspectivas. Nosso corpus, formado pelas obras completas ou parciais destes autores, constitui acervo importante para a análise que empreendemos. Esta produção integra as atividades do Grupo de Pesquisa Educação e Estudos de Linguagem (GedEL/UNEMAT).

Biografia do Autor

Débora Pereira Lucas Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel (2004), especialização em Jornalismo Político, pela AVM Faculdade Integrada (2015), especialização em Gestão do Agronegócio, pela Faculdade Fasipe (2017), mestrado em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras - PPGLetras - da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat/Sinop (2019). É doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística, da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat/Cáceres, e graduanda em Letras pela Unicesumar. Atualmente é professora no curso de graduação em Jornalismo, do Centro Universitário Fasipe (Unifasipe). É membro dos grupos de pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania (CETA/Unemat) e Educação e Estudos de Linguagem (GEdEL/Unemat). É membro do projeto de pesquisa Questões Urbanas em Linguagens (QUEL). É revisora da Revista Eventos Pedagógicos (REPS). Tem interesse nas áreas de Análise do Discurso, Mídia e Agronegócio.

Simone de Sousa Naedzold, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda em Linguística, Unemat de Cáceres/MT (2020-2024); Mestra em Letras - ProfLetras/Unemat/Sinop/MT (2018); Licenciada em Letras/Língua Portuguesa e em Língua Espanhola - UFSC, (2001); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Estudos da Linguagem - GEdEL, no Projeto de Pesquisa Questões Urbanas em Linguagens - QUEL. Atuou no Projeto de Pesquisa "Leituras urbanas e suas materialidades discursivas socioambientais no norte de Mato Grosso" (2017-2019), conforme Portaria nº 4115/2017 e Portaria nº 2913/2019 - UNEMAT. Colaboradora nas discussões e sistematizações das Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso, área de Linguagens, conforme Portaria Nº. 302/2010/GS/SEDUC/MT (2010); Assessora Pedagógica (2011/2014); Membro da Equipe Técnica Regional dos estudos/da implementação da BNCC - Mato Grosso. Servidora efetiva da rede estadual de educação em Mato Grosso desde 2008, lotada em Sinop na Escola Estadual Enio Pipino, na qual atuou como coordenadora pedagógica em 2019. Membro da Academia Sinopense de Ciências e Letras - ASCL, cadeira 33, Patrono: Santiago Villela Marques. Desde 2017, dedica-se aos estudos da Análise de Discurso de linha francesa.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Costa, D. P. L., & Naedzold, S. de S. (2021). UM PERCURSO POSSÍVEL PARA O CONCEITO DE ENUNCIAÇÃO / A possible route to the concept of enunciation. Pensares Em Revista, (21). https://doi.org/10.12957/pr.2021.59790