LEITURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A ATIVIDADE REAL E O REAL DA ATIVIDADE / Reading and pedagogical practice in Integrated High School: between real activity and real of the activity

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.58071

Palavras-chave:

Leitura e Ensino, Interdisciplinaridade, Ensino Médio Integrado, Sentidos e Significados.

Resumo

Neste artigo, buscamos compreender, através dos sentidos e significados atribuídos por professores de disciplinas técnicas do Ensino Médio Integrado, as práticas pedagógicas de leitura realizadas e suas implicações no processo ensino-aprendizagem. Para isso, discutimos o Ensino Médio Integrado, a interdisciplinaridade e a leitura de estudo. Adotamos como referencial teórico a Psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky (1991; 2000), a Clínica da Atividade de Yves Clot (2006; 2010), a Leitura na perspectiva de Vieira (2007) e de Leffa (1996) e a interdisciplinaridade na perspectiva de Fazenda e Godoy (2014). Durante a pesquisa, filmamos aulas de três docentes de disciplinas técnicas de um Campus do Instituto Federal de Alagoas e discutimos suas práticas em entrevistas de autoconfrontação. Para a análise dos dados, consideramos algumas categorias: dimensão subjetiva, sentidos e significados, real da atividade e a atividade real, gênero e estilo. Os dados mostraram que a leitura é definida como alicerce para o ensino, mas não é trabalhada de modo efetivo pelos docentes. Os resultados também possibilitaram o reconhecimento da leitura como facilitadora da aprendizagem das disciplinas técnicas e demostraram que há uma distância entre o social e o individual na atividade pedagógica. Pudemos concluir que os docentes atribuem à leitura um papel de alicerce do Ensino Médio Integrado, mas enfrentam obstáculos para que esse papel se concretize em sua prática.

Biografia do Autor

Adriana Nunes de Souza, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Letras - Português - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Letras - Português - Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2018). É professora efetiva da área de Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa - do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, Campus Arapiraca. Professora e pesquisadora da Licenciatura em Letras ? Português ? IFAL ? Campus Arapiraca; e, atualmente, exerce a função de coordenadora do curso. Foi Coordenadora de Área - Língua Portuguesa - do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID, no Núcleo Arapiraca (CAPES/IFAL - 2018/2020). Foi Coordenadora do curso de pós-graduação em Linguagem e práticas sociais ? IFAL ? Campus Arapiraca (até 2014). Tem experiência em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; Linguística Textual; Linguística Aplicada; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Teoria literária; e em Metodologia da Pesquisa. Desenvolve pesquisas relacionas à leitura, letramento, ensino e literaturas de língua portuguesa na pós-graduação e na licenciatura do IFAL. É líder de grupo do GIELLPS - Grupo de investigação e Estudos em Língua, Literatura e Práticas Sociais. (CNPq/IFAL). Membro titular da área de Linguística no Conselho Editorial do IFAL; Membro do Conselho editorial da EDUFAL.

Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1996), com doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT (2011). Professora associada IV da Universidade Federal de Alagoas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL desde setembro de 2020, no qual orientou 03 teses de doutorado, 23 dissertações de mestrado, 13 monografias de especialização, 52 trabalhos de conclusão de curso TCC (graduação), 14 orientações de Iniciação Científica, financiadas pelo CNPq/Capes/Fapeal e Ufal. Atualmente é docente dos Cursos de Graduação em Pedagogia presencial e à distância e do Curso de Letras, atuando nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Variação Linguística e Ensino; Gramática e Análise linguística, Alfabetização e Letramento; Saberes e Metodologias no Ensino da Língua Portuguesa; Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa. É líder do Grupo de Pesquisa e Investigação e Estudos em Gramática, Análise Linguística e Variação Linguística. No período de 2008 a 2013, coordenou o PROCAD Edital 168/2007 - Capes, em parceria com a PUC -São Paulo e a Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, no qual desenvolveu a pesquisa "Trabalho Docente e Subjetividade", com foco em questões relacionadas às atividades docentes. Foi também Coordenadora de Área do PIBID/Pedagogia/UAB/UFAL, no período de 2013 a 2018, no qual desenvolveu a pesquisa "Ampliando a formação inicial em leitura, escrita e oralidade com autonomia e criticidade? e da qual participam mais de 20 bolsistas de Iniciação à Docência e 03 Professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de 02 escolas públicas municipais da cidade de Olho DÁgua das Flores -Al. No período de 2006 a 2008, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da UFAL.

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

de Souza, A. N., & Cavalcante, M. A. da S. (2021). LEITURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A ATIVIDADE REAL E O REAL DA ATIVIDADE / Reading and pedagogical practice in Integrated High School: between real activity and real of the activity. Pensares Em Revista, (21). https://doi.org/10.12957/pr.2021.58071