EDUCAÇÃO BÁSICA E PANDEMIA: ENTREVISTA COM PROFESSORES DE QUATRO PAÍSES / Basic Education and pandemic: interview with teachers from four countries

Autores

  • Andréa Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gleice Coelho Gomes da Silva Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), Niterói (RJ), Brasil
  • João Gabriel de Vasconcelos Nascimento Secretaria Municipal de Educação de Araruama (RJ), Brasil Mestrando do PPLIN- FFP-UERJ
  • Katiuscia Lucas Severino Secretaria Municipal de Educação de Queimados ( SEMED) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaguaí, RJ - Brasil ( SMEC)
  • Marc Rollin Professor no Collège G. Clemenceau, em Lyon, França; Doutorando em ciências da linguagem na Universidade Paul Valéry, em Montpellier, França.
  • Marcia Prime Aberdeenshire Council, Aberdeen, Escócia
  • Marcos André de Oliveira Moraes Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. Ex-professor da rede pública de ensino estadual - RJ
  • Maria das Graças da Silva Cêia Professora de Língua Portuguesa na rede estadual do Rio de Janeiro (Ensino Médio) e na rede municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Cabo Frio (Ensino Fundamental II).
  • Monique Souza Santos Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro(SME), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Raquel Danielli Mota Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
  • Salah Tigourdi Faculté des Siences d'Education ( FSE) Université Mohammed V (UM5), Rabat, Maroc; Aljahid High School, Safi, Maroc Alliance Française de Safi, Maroc

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2021.56920

Resumo

Resumo: A crise gerada pela pandemia da Covid-19 fez com que, no mundo inteiro, professores e alunos enfrentassem novos desafios nos processos de ensino e aprendizagem.  Nessa entrevista, reunimos depoimentos de professores de quatro países, sobre suas experiências com o ensino nesses tempos pandêmicos.  São eles Marc Rollin (França), Salah Tigourdi (Marrocos), Marcia Prime (Escócia), e, no Brasil, a partir de diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro, Gleice Coelho Gomes da Silva (Niterói), João Gabriel de Vasconcelos Nascimento (Araruama), Katiuscia Lucas Severino (Queimados e Itaguaí), Marcos André de Oliveira Moraes (Duque de Caxias e Maricá), Maria das Graças da Silva Cêia (Cabo Frio), Monique Souza Santos (Rio de Janeiro) e Raquel Danielli Mota (São Gonçalo). As experiências desses professores em diferentes países se transformam em importantes depoimentos, com discussões que envolvem, por exemplo, a desigualdade social no acesso ao ensino remoto, as dificuldades de professores e de alunos, as diferentes gestões da educação nos variados contextos, as consequências da pandemia para a educação, entre outras.

Biografia do Autor

Gleice Coelho Gomes da Silva, Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), Niterói (RJ), Brasil

Possui mestrado em Letras pela FFP-UERJ (Campus São Gonçalo) e graduação em Letras Português-Literaturas pela UERJ (Campus Maracanã). Desde 2005, é professora II da Rede Municipal de Educação de Niterói . Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Língua e Discurso (NELID), na FFP-UERJ

João Gabriel de Vasconcelos Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Araruama (RJ), Brasil Mestrando do PPLIN- FFP-UERJ

Mestrando em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística  (PPLIN) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense, com Especialização em Leitura e Produção de Textos pela mesma universidade. Atualmente, é professor regente de Língua Portuguesa- Ensino Fundamental II- da Prefeitura Municipal de Araruama.  Membro também do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Língua e Discurso (NELID), na FFP-UERJ

 

Katiuscia Lucas Severino, Secretaria Municipal de Educação de Queimados ( SEMED) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaguaí, RJ - Brasil ( SMEC)

 Atualmente é mestranda do programa de Mestrado Profissional em linguagens  - PROFLETRAS- na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Especializada em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá e graduada em Letras pelas Faculdades Integradas Simonsen.

Professora de Língua Portuguesa da rede pública de ensino  dos municípios de Queimados e Itaguaí há 9 anos.

 

Marc Rollin, Professor no Collège G. Clemenceau, em Lyon, França; Doutorando em ciências da linguagem na Universidade Paul Valéry, em Montpellier, França.


Doutorando em ciências da linguagem na Universidade Paul Valéry, em Montpellier, França. Professor diplomado do ensino secundário em língua espanhola, literatura e civilização, possui Mestrado em Sociodidática, Contatos de Idiomas e Culturas ; ensina o espanhol no Collège G. Clemenceau, em Lyon, França, no ciclo 4 (ciclo de aprofundamento que abrange o 7°, o 8° e o 9° ano) e na seção de língua e cultura espanhola

Marcia Prime, Aberdeenshire Council, Aberdeen, Escócia

Trabalha como  professora de apoio à inclusão em Aberdeenshire Council, Aberdeen, Escócia. Graduada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1995), Pós-graduada em Práticas Inclusivas em Educação pela Universidade de Aberdeen (2009),  Pós-graduada em Ensino e Aprendizagem no Contexto de Escolas Primárias pela Universidade de Aberdeen (2017), Pós-graduanda em Liderança em Contextos Profissionais (Universidade de Aberdeen, em andamento 2020/2021).

 

 

Marcos André de Oliveira Moraes, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. Ex-professor da rede pública de ensino estadual - RJ

Mestre em Letras pela FFP-UERJ (Campus São Gonçalo), Especialização em Latim e Graduação em Letras pela UERJ (Campus Maracanã). Desde 2006, é professor I da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. Ex-professor da rede pública de ensino estadual - RJ, atuou também como professor de língua portuguesa para estrangeiros. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Língua e Discurso (NELID), na FFP-UERJ.

Maria das Graças da Silva Cêia, Professora de Língua Portuguesa na rede estadual do Rio de Janeiro (Ensino Médio) e na rede municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Cabo Frio (Ensino Fundamental II).

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Formação de Professores daUniversidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal Fluminense.

Graduação em Língua  Portuguesa e Literatura  Brasileira  pela Universidade Federal do Rio deJaneiro.Professora de Língua Portuguesa na rede estadual do Rio de Janeiro (Ensino Médio) e na rede municipal de Ensino da Prefeitura Municipal de Cabo Frio (Ensino Fundamental  II). Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de

Estudos em Língua e Discurso (NELID), na FFP-UERJ.

 

Monique Souza Santos, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro(SME), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Atualmente, cursa o Mestrado Profissional em Letras na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui Graduação em Letras pela mesma Universidade, com Especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa: Portugal e África pelaUniversidade Federal Fluminense. Desde 2007, é professora de língua portuguesa - Ensino Médio pela Secretaria Estadual do Rio de Janeiro( SEEDUC) e, desde 2015, é  professora de língua portuguesa - EnsinoFundamental II - da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro(SME). Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Língua e Discurso (NELID), na FFP-UERJ.

 

Raquel Danielli Mota, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Bacharel e Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Membra do grupo de pesquisa NELID – Núcleo de Estudos em Língua e Discurso, da FFP-UERJ

Salah Tigourdi, Faculté des Siences d'Education ( FSE) Université Mohammed V (UM5), Rabat, Maroc; Aljahid High School, Safi, Maroc Alliance Française de Safi, Maroc

Doutorado na faculdade Ciências da Educação anexadas à Universidade Mohammed V em Rabat. Professor primário desde 2002, professor de francês como segunda língua na Aljahid High School, afiliado ao diretor provincial de Safi em Marrocos e professor de francês como língua estrangeira na Alliance Française de Safi.

 

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Publicado

2021-01-05

Como Citar

Rodrigues, A., Silva, G. C. G. da, Nascimento, J. G. de V., Severino, K. L., Rollin, M., Prime, M., … Tigourdi, S. (2021). EDUCAÇÃO BÁSICA E PANDEMIA: ENTREVISTA COM PROFESSORES DE QUATRO PAÍSES / Basic Education and pandemic: interview with teachers from four countries. Pensares Em Revista, (20). https://doi.org/10.12957/pr.2021.56920