CIÊNCIA, OPINIÃO E FAKE NEWS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: CONCEPTUALIZAÇÕES EM MEMES SOB A ABORDAGEM DA LINGUÍSTICA COGNITIVA / Science, opinion and fake news in times of the coronavirus: conceptualizations in memes under Cognitive Linguistics approach

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.52642

Palavras-chave:

Ciência. Opinião. Fake News. Linguística Cognitiva. Meme.

Resumo

São apresentados resultados de um estudo empreendido sobre as conceptualizações de ciência, opinião e fake news em memes que foram publicados na rede social on-line Facebook. Para a realização dessa pesquisa, foram adotados pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva, de modo que foram produzidos diálogos com autores, a exemplo de Geeraerts (2006), Goossens (2002), Lakoff e Johnson (1980), Johnson (1987), Lakoff (1987), Lakoff e Turner (1989), Forceville (2009), Peña Cervel (2012) e Kövecses (2009), entre outros pesquisadores. No que concerne ao seu desenho metodológico, foi utilizada uma abordagem qualitativa do corpus, que, por sua vez, foi constituído por dois memes coletados da referida rede social; além disso, o trabalho realizado teve natureza exploratória, descritiva e interpretativa. Entre os resultados alcançados, concluímos que os elementos verbais e os pictóricos, usados nos memes constituintes do corpus, inter-relacionaram-se, de modo a possibilitar a elaboração de sentidos pelos seus possíveis leitores-conceptualizadores; ademais, verificamos que as conceptualizações postas em pauta foram estruturadas por metáforas, como CIÊNCIA É JOGO, CIÊNCIA É SER HUMANO e, também, por MAIOR É MELHOR, MENOR É PIOR, BOM É PARA DIREITA, RUIM É PARA ESQUERDA; por  metonímias, do tipo PARTE PELO TODO, como RACIONALIDADE POR CIÊNCIA e EMOÇÃO POR FAKE NEWS, e por esquemas de imagens, a exemplo de FORÇA, ORIGEM-PERCURSO-META, CONTATO, entre outros.

Biografia do Autor

Aurelina Ariadne Domingues Almeida, Universidade Federal da Bahia

É Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pós-doutora em Linguística pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tendo sido bolsista PNPD-CAPES. É Professora Associada do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA), atuando na sua Graduação em Letras e no seu Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC). No âmbito da UFBA, é Coordenadora do Grupo de Estudos em Semântica Cognitiva (GESCOG), associado ao Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR). Atualmente, ocupa a função de Vice-coordenadora do PPGLinC-ILUFBA. Dedica-se aos seguintes temas de pesquisa: sistemas adaptativos complexos; história do sistema conceptual; categorização, conceptualização, metáforas, metonímias, multimodalidade, orientando estudos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado sobre esses temas de pesquisa. É organizadora de coletâneas e autora de capítulos de livros e de artigos publicados em periódicos.

Elisângela Santana dos Santos, Universidade do Estado Bahia

Possui Graduação em Letras (1995), Especialização em Língua e Literatura Vernáculas (1999), Mestrado em Letras e Linguística (2003) e Doutorado em Letras e Linguística (2011) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, tendo realizado estudos na Universidade Católica Portuguesa (2010), por meio do Programa de Estágio de Doutorado no Exterior, viabilizado pela CAPES. É Professora Titular do curso de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e
Literaturas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, onde também é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB). Atuou como professora do Ensino Fundamental e Médio, nas redes municipal, estadual e privada. Ministrou cursos de especialização e de capacitação em Letras para professores dos Níveis Fundamental e Médio, com ênfase para o ensino de teoria e prática de produção textual, ensino de crítica textual e história da língua portuguesa. Integrou programas direcionados à formação de professores da Educação Básica e para o livro didático. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre história da língua portuguesa, semântica cognitiva, polissemia, léxico e livros didáticos.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Domingues Almeida, A. A., & dos Santos, E. S. (2020). CIÊNCIA, OPINIÃO E FAKE NEWS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: CONCEPTUALIZAÇÕES EM MEMES SOB A ABORDAGEM DA LINGUÍSTICA COGNITIVA / Science, opinion and fake news in times of the coronavirus: conceptualizations in memes under Cognitive Linguistics approach. Pensares Em Revista, (19). https://doi.org/10.12957/pr.2020.52642

Edição

Seção

LINGUÍSTICA COGNITIVA E SUAS DIFERENTES ABORDAGENS