LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS LEITORAS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS / Reading the literary text at school: reading experiences in the construction of meaning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.50245

Palavras-chave:

Leitura literária. Construção de sentido. Interação. Humanização.

Resumo

A concepção de leitura adotada nesta pesquisa é a de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor por meio de estratégias discursivas (KOCH, 2002). Tendo em vista essa premissa e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), o estudo buscou, em favor da ampliação da competência leitora dos alunos, promover na turma 901, do CIEP Brizolão 239 Professora Elza Vianna Fialho, um ensino de leitura literária que, assentado numa proposta dialógica, levasse o leitor a adotar uma atitude responsiva (BAKHTIN, 2011) em face do texto. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, inserida no âmbito da pesquisa-ação, em que a atitude interativa do aluno-leitor em relação à leitura literária constituiu o foco central nas ações desenvolvidas no processo investigativo. O trabalho elegeu, como percurso didático para alcançar o objetivo a que se propõe, o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores de Genebra, Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p. 81), adaptando-o para atender às especificidades da pesquisa. Ao longo da sequência didática, foram desenvolvidas oficinas, a partir de leituras compartilhadas, que buscaram aprimorar o conhecimento do aluno quanto ao gênero conto, seu conhecimento enciclopédico e sua competência leitora. O resultado obtido demonstra que o procedimento teórico-metodológico adotado proporciona um ensino mais significativo, transformando os leitores em sujeitos de sua própria leitura.

Biografia do Autor

Maria Isaura Rodrigues Pinto, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2000) e pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2009/1 e 2010/2). Atualmente é professora associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, leitura, ensino, intertextualidade, cordel e tradição oral.

Christianne Teixeira da Matta Godoy, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Docente I da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Educação de Araruama.Possui Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,Especialização em Leitura e Produção de textos pela UFF,Graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Pinto, M. I. R., & Godoy, C. T. da M. (2020). LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS LEITORAS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS / Reading the literary text at school: reading experiences in the construction of meaning. Pensares Em Revista, (18). https://doi.org/10.12957/pr.2020.50245