É CINDERELA OU BRANCA DE NEVE? – A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DE CRIANÇAS EM ATIVIDADE COM CONTO DE FADAS / Is it Cinderella or Snow White? – The aesthetic experience of children in activity with a fairy tale

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.48454

Resumo

Os contos de fadas têm promovido o fascínio de diversas gerações e podemos destacar como elementos que favoreceram este fascínio tanto a organização dos aspectos estruturais do uso da linguagem quanto aspectos de aprendizagem e desenvolvimento das pessoas que se envolvem com a experiência. O presente artigo visa analisar a experiência estética nas estratégias de reconto oral de crianças em atividade com o conto de fadas Branca de Neve. A construção e a análise das informações foram realizadas em articulação à abordagem metodológica da Epistemologia Qualitativa de González Rey (2005; 2010), que tem como princípio o caráter construtivo-interpretativo e dialógico na produção do conhecimento. A pesquisa empírica foi realizada em uma instituição pública de Educação Infantil do Distrito Federal, com a participação de duas meninas com faixa etária entre 5 e 6 anos. Os instrumentos e procedimentos utilizados foram sendo estabelecidos de acordo com o processo relacional construído ao longo da pesquisa e reúnem observação participante, dinâmicas conversacionais, oficinas realizadas para a leitura de histórias infantis, recontos orais, registros pictóricos e atividades lúdicas. Duas dimensões da narrativa nos servem para ampliar a revisão teórica sobre a temática: uma dimensão psicológica (BRUNER, 1996; 2008; 201; VIGOTSKI, 2012) e uma dimensão literária (ABRAMOVICH, 1986; COELHO, 1984; 2000; YUNES, 2002; ZILBERMAN, 1984). Na análise das informações apresentadas evidenciamos a relação entre as atividades do (re)conto de histórias com o valor que as mesmas apresentam para favorecer experiências estéticas e imaginativas em que se evidencia a produção simbólico-emocional das crianças participantes da pesquisa.

Biografia do Autor

Débora Cristina Sales da Cruz Vieira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal Universidade de Brasília

Doutoranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (2015). Especialista em Educação Infantil pela Universidade de Brasília (2012). Graduada em Letras - Português-Espanhol pelo Centro Universitário de Brasília (1998). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1997, atuando na docência, coordenação pedagógica e gestão. Tem experiência como pesquisadora na área de Educação Infantil, com ênfase em narrativas infantis, processos imaginativos e literatura infantil. Atuou como membro do Comitê Distrital pela Primeira Infância entre 2013 e 2018. Membro do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal desde 2012. Membro do Grupo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Imagens e(m) Cena

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Vieira, D. C. S. da C. (2020). É CINDERELA OU BRANCA DE NEVE? – A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DE CRIANÇAS EM ATIVIDADE COM CONTO DE FADAS / Is it Cinderella or Snow White? – The aesthetic experience of children in activity with a fairy tale. Pensares Em Revista, (18). https://doi.org/10.12957/pr.2020.48454