DESCOBRINDO O GOSTO PELA LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO “LEITURA EM FAMÍLIA” / Discovering a taste for reading: an experience with the “family reading” project

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.48083

Palavras-chave:

Projetos de leitura, Mediação de leitura, Leitura literária, Formação do leitor.

Resumo

Esse trabalho versa sobre as mediações de leitura realizadas no projeto “Leitura em família”, aplicado em uma escola pública do interior do Rio Grande do Norte. Objetivou-se compreender em que medida o projeto contribuiu para o desenvolvimento do gosto pela leitura de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Adotou-se a pesquisa qualitativa, do tipo participante, tendo como instrumentos para construção dos dados a observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos, a professora e três mães de estudantes da turma investigada.   A proposta fundamentou-se nas ideias de Cosson (2009), Martins (2007), Silva (2009) e Saldanha(2013), que apresentam o conceito de leitura como uma prática social; Villardi (1999), que discute sobre a importância do desenvolvimento do gosto pela leitura literária para a formação do leitor; Vygotsky (2007) e Garcia (2007), para entender a mediação de leitura na escola. O estudo evidenciou a relevância de se trabalhar com mediações e projetos de leitura em sala de aula, considerando-se, de acordo com os sujeitos investigados, que esses tipos de atividades viabilizam o despertar do gosto pela leitura e possibilitam que seja ativado o processo de formação de leitores. Nesse processo, a cada ação desenvolvida os alunos são estimulados a novas leituras, motivados pelo prazer e pelas descobertas presentes no ato de ler. 

Biografia do Autor

Rafaella Pereira Chagas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia (UERN). Especialização em Atendimento Educacional Especializado (UFERSA).  Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Professora Nível III da Secretaria Estadual de Educação de Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC-RN).  Desenvolve trabalhos na área de Educação e Ensino, dedicando-se principalmente as temáticas: Formação do Leitor e Mediadores de Leitura, literatura Infantil, Alfabetização e Inclusão.

Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Educação – DE, do Campus Avançado de Pau dos Ferros – CAPF, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Possui graduação em Pedagogia (UERN). É especialista em Formação do Educador e Literatura Infanto-Juvenil (UERN). Mestrado em Educação (UERN) e doutorado em Educação (UFRN). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado acadêmico. Atua na área de Formação Docente, Leitura, Formação do Leitor e Mediadores de leitura, Literatura Infantil, Didática, Práticas Pedagógicas.

Maria Lucia Pessoa Sampaio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora adjunto do Departamento de Educação/UERN, atuando na Assessoria Técnica da Escola de Governo “Dom Eugênio de Araújo Sales” (EGRN). Pesquisadora da área de Ensino em interface com Educação e Letras como docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e colaboradora do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Proponente/Idealizadora do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE); Ex-Presidente-Fundadora e atual Secretária da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), entidade promotora dos Fóruns Internacionais de Pedagogia (FIPEDs). Atuou como membro do CTC/EB, Consultora na área de Ensino/CAPES e Auxiliar de Pesquisa na BNCC/MEC. Atual Presidente da Sociedade Filarmônica Pauferrense (SFP).

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Pereira Chagas, R., Leite Lopes Saldanha, D. M., & Pessoa Sampaio, M. L. (2020). DESCOBRINDO O GOSTO PELA LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROJETO “LEITURA EM FAMÍLIA” / Discovering a taste for reading: an experience with the “family reading” project. Pensares Em Revista, (18). https://doi.org/10.12957/pr.2020.48083