RETRATOS EM CANTONEIRAS: IMAGENS DO RIO DE JANEIRO BELLE ÉPOQUE EM JOÃO DO RIO E LIMA BARRETO

Autores

  • Rosa GENS Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2012.4803

Resumo

Resumo:

O artigo trabalha com a noção de Belle Époque no panorama da cidade do Rio de Janeiro, intencionando a leitura do processo de dimensionamento do espaço e sua figuração na literatura. Nessa trajetória do pensar, elege dois escritores do início do século XX – João do Rio e Lima Barreto – com posturas diferenciadas, procurando atravessar a Belle Époque e o Rio de Janeiro com mobilidade de reflexão.

Palavras-chave: Belle Époque. Rio de Janeiro. João do Rio. Lima Barreto. Ficção brasileira.

Abstract:

The article works with the concept of Belle Époque in the city of Rio de Janeiro, aiming at the reading of the process of change of space and its presentation in literature. On that path the article elects two writers from the beginning of the twentieth century –– João do Rio e Lima Barreto –– occupying different positions, and tries to go through the Belle Époque and Rio de Janeiro with mobility of reflection.

Keywords: Belle Époque. Rio de Janeiro. João do Rio. Lima Barreto. Brazilian fiction.

Biografia do Autor

Rosa GENS, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Mestra em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

GENS, R. (2012). RETRATOS EM CANTONEIRAS: IMAGENS DO RIO DE JANEIRO BELLE ÉPOQUE EM JOÃO DO RIO E LIMA BARRETO. Pensares Em Revista, (1). https://doi.org/10.12957/pr.2012.4803

Edição

Seção

Artigos