A HISTÓRIA DA CAMPANHA DE CANUDOS NARRADA COMO DRAMA

Autores

  • Regina Simon da SILVA Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2012.4800

Resumo

Resumo:

Este artigo apresenta uma análise do romance Os sertões (1902), de Euclides da Cunha, a partir da observação do fato histórico que motiva a escrita do livro e a forma dramática como ele é contado. Procura-se pôr em evidência o discurso literário como metáfora do eterno, pois é por meio dele que o particular se universaliza e renasce, todas as vezes em que é lido pelas novas gerações.

Palavras-chave: Os sertões. Literatura e história. Discurso literário. Metáfora.

Abstract:

This article presents an analysis of the novel Os sertões, by Euclides da Cunha, from the observation of the historical fact that motivates the writing of the book and how dramatically this historical fact is told. It tries to highlight the literary discourse as metaphors of the eternal, for it is through this discourse that particular aspects become universal and are reborn every time the book is read by new generations.

Keywords: Os sertões Literature and history. Literary discourse. Metaphors.

Biografia do Autor

Regina Simon da SILVA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Literatura Hispano-Americana (UFRJ / 2008), Mestre em Letras Neolatinas (UFRJ/2003) e Especialista de Língua Espanhola e Culturas Hispânicas (UFES/1998). Atualmente é professora adjunta II de Língua e Literaturas Hispânicas; Coordenadora do Curso de Letras – Espanhol e Diretora do Instituto Ágora, na UFRN/RN.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

SILVA, R. S. da. (2012). A HISTÓRIA DA CAMPANHA DE CANUDOS NARRADA COMO DRAMA. Pensares Em Revista, (1). https://doi.org/10.12957/pr.2012.4800

Edição

Seção

Artigos