LÍNGUA, ENSINO E DISCURSO: DO MESMO AO DIFERENTE / Language, teaching and discourse: from the same to the different

Autores

  • Marilei Resmini Grantham Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.46863

Palavras-chave:

Letras, Linguística, Ensino de Línguas

Resumo

O objetivo deste texto é produzir uma reflexão sobre ensino de língua a partir de uma concepção discursiva e, mais precisamente, sob a perspectiva da Análise do Discurso. Falar em língua e ensino, a partir dessa concepção, nos leva a pensar sobre o professor, considerando-o como sujeito: não um sujeito empírico, mas um sujeito que é uma posição, um lugar, que se constitui no discurso e que é submetido tanto à língua quanto à história para produzir sentidos. Para compreender como se produz o imaginário sobre o professor, traçamos um breve panorama histórico, pensando no seu papel em diferentes épocas. Para discutir todas essas questões, tomamos para análise três enunciados que estabelecem relação com outros, semelhantes, de domínio público e que pertencem ao gênero dos provérbios. Tal exame nos remete aos conceitos de paráfrase e polissemia, sendo a primeira considerada como retorno a um mesmo dizer sedimentado e a segunda como tensão que aponta para o rompimento. Mostramos que tais conceitos estão relacionados à tipologia de discursos de Orlandi (1987), que os divide em autoritário, polêmico e lúdico. A partir desses três tipos de discurso, refletimos sobre o que a autora denomina de Discurso Pedagógico (DP), procurando examinar seu funcionamento. Procuramos, finalmente, colocar em evidência que assumir uma perspectiva discursiva de língua e de ensino significa, para o professor, descolar-se de um discurso autoritário, que reforça o mesmo, e procurar instaurar um discurso polêmico ou lúdico, que abre espaço para o diferente.

Biografia do Autor

Marilei Resmini Grantham, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora aposentada pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na área de Estudos da Linguagem, Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Grantham, M. R. (2020). LÍNGUA, ENSINO E DISCURSO: DO MESMO AO DIFERENTE / Language, teaching and discourse: from the same to the different. Pensares Em Revista, (17). https://doi.org/10.12957/pr.2020.46863