ENTRE PINTURA E LITERATURA, A MEMÓRIA-MÓBILE / Between painting and literature, the mobile memory

Autores

  • Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.44810

Palavras-chave:

Lygia Fagundes Telles, Tarsila do Amaral, Memória

Resumo

Este trabalho investiga a dicção poética do eu na literatura contemporânea, tramada pelo que reconhecemos como uma memória-móbile, isto é, pela compreensão da memória em sua condição plural e plasmável - uma instância em moto perpétuo de construção, a partir de jogos simbólicos de negociação de imagens. A partir desse diapasão, propomos a reflexão sobre os livros de contos, de Lygia Fagundes Telles, Invenção e Memória (2009) e Conspiração de Nuvens (2007)com o fito de estabelecer conexões entre o ficcional, o autobiográfico e os processos de organização de imagens relativas à memória. Muito especificamente, interessa-nos estudar a figuração de imagens do eu através da experiência infantil, explorando a composição de tais imagens e seu alinhamento a uma abordagem que faz do topos da infância uma estratégia estética a tangenciar narrativas subjetivas e experimentação artística. Propomos uma leitura comparativa e intersemiótica entre as referidas obras de Telles e as seguintes pinturas de Tarsila do Amaral: A Negra (1923); e Abaporu (1928). A fim de entender o papel dessa memória-móbile, entre o pictórico e o poético, examinaremos modos pelos quais as artistas, através de linguagens estéticas distintas, lidam com pontos de contato em suas criações, a saber, a tessitura de imagens simbólicas da infância por narrativas coletivas, e os elos entre pinturas que englobam narrativas e narrativas que conformam imagens visuais.

Biografia do Autor

Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2006). Como professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua no Departamento de Letras-LIBRAS, no setor de Estudos Literários, e nos cursos de Pós-Graduação em LIBRAS e em Literatura Infantil, onde ministra a disciplina Literatura e Imagem. Autora de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior, desenvolve pesquisa em torno dos seguintes temas: literatura e memória; relações entre literatura e visualidade, e representações estéticas de culturas surdas, dentro do cenário da Pós-Modernidade. Atualmente, participa do grupo de pesquisa Linguagem e Sociedade (FFP-UERJ) e coordena o projeto de extensão Imagens Surdas.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Ramos, D. C. M. P. (2019). ENTRE PINTURA E LITERATURA, A MEMÓRIA-MÓBILE / Between painting and literature, the mobile memory. Pensares Em Revista, (16). https://doi.org/10.12957/pr.2019.44810