A LIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO E NOTAS SOBRE UM PERCURSO NO ENSINO DE LITERATURA / Antonio Candido's lesson and notes on a path in literature teaching

Autores

  • Mônica Gomes da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.43379

Palavras-chave:

Antonio Candido, ensino, literatura.

Resumo

Este relato de experiência apresenta algumas notas reflexivas sobre as ações de fomento à leitura literária realizadas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA. A lição de Antonio Candido (1989) sobre a importância da literatura e da fruição estética no processo de formação e humanização do indivíduo é a base tanto para o exame de uma abordagem mais ampla para o ensino de literatura, quanto das ações empreendidas pelo GPE LEIA e descritas no relato. Além do ensaio do Professor, a abordagem teórica recorre aos estudos de Tzvetan Todorov (2009), Vincent Jouve (2010) e Leyla Perrone-Moisés (2016) para o estabelecimento do atual panorama do ensino de literatura, a questão do baixo índice de leitura literária e as possíveis estratégias para reverter o afastamento em relação à literatura no âmbito das instituições de Ensino Superior. Assim como o ensaio de Antonio Candido, essas obras apontam para o potencial de humanização, isto é, a capacidade da literatura em atender a necessidades subjetivas profundas, como uma das chaves para o seu ensino. Atesta-se, por conseguinte, a validade e a vigência da lição de Antonio Candido. Na sequência, o relato contextualiza o âmbito de atuação do grupo, destacando a importância em promover um acesso qualificado à literatura numa instituição de formação de professores. Por fim, descreve-se uma parte do percurso através dos ciclos destinados ao estímulo e o interesse pela leitura literária dentro dos marcos conceituais abordados.

Biografia do Autor

Mônica Gomes da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduada em Letras Português-Espanhol, na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Letras, Subárea Literatura Brasileira e Teorias, na mesma instituição. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense como bolsista ReUni. Atuação na modalidade Pré-Vestibular com as disciplinas Espanhol e Literatura Brasileira. Experiência docente em níveis Fundamental, Médio e Superior com as disciplinas Português, Espanhol e Literatura Brasileira e tutora a distância da disciplina Literatura Brasileira III pelo convênio CEDERJ-UFF. Atualmente, trabalha como Professora Adjunta de Literatura Brasileira na UFRB. Participa e coordena o grupo de pesquisa LEIA.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Gomes da Silva, M. (2019). A LIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO E NOTAS SOBRE UM PERCURSO NO ENSINO DE LITERATURA / Antonio Candido’s lesson and notes on a path in literature teaching. Pensares Em Revista, (16). https://doi.org/10.12957/pr.2019.43379

Edição

Seção

Dossiê n. 16: “Ensino de literaturas: abordagens e travessias”