A FORÇA DA DERIVA: NARRAR E HUMANIZAR / The force of deriva: narrating and humanizing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.43272

Palavras-chave:

Literatura. Ensino de Literatura. Lenda. Humanização.

Resumo

Este artigo tece reflexões sobre o ensaio O direito à literatura (2004), de Antonio Candido, com ênfase no ensino da literatura. O ensaio foi apresentado em evento promovido pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, em 1988. No texto, destaca-se a potência que o autor identifica na literatura para ultrapassar a barbárie que, naquele momento histórico, no Brasil, ainda se mantinha presente, apesar de reconhecer certo constrangimento social, pelo menos, a qualquer elogio público dessa barbárie. Candido considerava que o ensino da literatura possui várias missões, uma delas, humanizar. A questão que se pretende discutir é a continuidade ou não da expectativa de potência, um “sonho acordado das civilizações” (2004, p. 175), na contemporaneidade, a partir de um breve estudo sobre a importância da lenda, no contexto cultural brasileiro. A lenda que serve de base para este trabalho sinaliza caminhos que colocam a função humanizadora no centro do dizer – literatura oral ou escrita – e, no âmbito do ensino, promove o conhecimento de mundo no presente e no passado, sem desconhecer as possibilidades de construção do futuro, inclusive aquelas de acesso a bens culturais, como o são as bibliotecas de domínio público, entre outras iniciativas que podem concretizar o “direito à literatura” pelo acesso universal.

Biografia do Autor

Iza Terezinha Gonçalves Quelhas, UERJ, Faculdade de Formação de Professores (FFP)

Graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professora associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. Integra, desde 2014, o corpo docente do ProfLetras (FFP-UERJ), vinculada à linha de pesquisa Leitura e escrita na educação básica. Experiência acadêmica na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literaturas em Língua Portuguesa ou Outras Literaturas Vernáculas.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Gonçalves Quelhas, I. T. (2019). A FORÇA DA DERIVA: NARRAR E HUMANIZAR / The force of deriva: narrating and humanizing. Pensares Em Revista, (16). https://doi.org/10.12957/pr.2019.43272

Edição

Seção

Dossiê n. 16: “Ensino de literaturas: abordagens e travessias”