O ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO / The teaching of literature under the perspective of the teaching book of Portuguese language of middle school

Autores

  • Denise Dias de Carvalho Sousa Universidade do Estado da Bahia Secretaria de Educação do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.42740

Resumo

Este artigo tem o objetivo de expor os resultados de uma pesquisa sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, evidenciando o ensino de literatura a partir da seleção e abordagem dos conteúdos, temas e textos literários, bem como o viés teórico-metodológico que sustenta o desenvolvi­mento das atividades propostas nas obras, com vistas à formação do leitor literário. Para tanto, tomaram-se como corpus as coleções do 1º ao 3º ano de Língua Portuguesa escolhidas pelos docentes do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina II, em Jacobina – Bahia, em 2017. As supracitadas coleções foram investigadas tendo como parâmetro a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9394/96 (LDB) (2017), em especial a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) – etapa Ensino Médio, e os estudos voltados para um ensino de literatura menos utilitarista,  com ênfase nos aspectos literários, favorecendo a interação entre leitor e obra literária a partir da produção de sentidos. Optou-se pela análise documental, a fim de inscrição num status científico do conteúdo expresso no corpus, com vistas a sua contribuição na formação do leitor literário. Alguns resultados demonstraram que há: a) predomínio da perspectiva teórico-metodológica pautada na historiografia literária brasileira b) escassez de textos não canônicos e c) poucas atividades de cunho interpretativo, que incidam na literariedade dos textos, em seus recursos linguísticos, interlocutivos e críticos, numa perspectiva intertextual e interdiscursiva.

Biografia do Autor

Denise Dias de Carvalho Sousa, Universidade do Estado da Bahia Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Doutora em Letras (PUCRS); Mestra em Estudo de Linguagens; Especialista em Língua Portuguesa e Avaliação (UNEB) e Especialista em Mídias na Educação (UESB). Docente na Graduação e no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade, no Campus IV, Jacobina (UNEB), e no Colégio Estadual de Educação Profissional Professora Felicidade de Jesus Magalhães, onde desenvolve o projeto Gincana de Leitura, desde 2000.  Possui experiência em ensino, extensão e pesquisa, atuando como líder do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR), no DCHIV/UNEB.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Sousa, D. D. de C. (2019). O ENSINO DE LITERATURA SOB A PERSPECTIVA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO / The teaching of literature under the perspective of the teaching book of Portuguese language of middle school. Pensares Em Revista, (16). https://doi.org/10.12957/pr.2019.42740

Edição

Seção

Dossiê n. 16: “Ensino de literaturas: abordagens e travessias”