REFLETINDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO CURSO “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL” / Reflections on the experiences of the “In-service education for teachers of English as an additional language” course

Autores

  • Ana Karina de Oliveira Nascimento Universidade Federal de Sergipe
  • Marlene de Almeida Augusto de Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Vanderlei José Zacchi Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.38635

Palavras-chave:

Letramentos, formação de professores de línguas, material didático, educação linguística crítica

Resumo

Em 2017, integrantes do grupo de pesquisa Letramentos em inglês: língua, literatura e cultura (Linc) da Universidade Federal de Sergipe realizou um projeto de extensão voltado para professores de inglês da educação básica. Dividido em quatro módulos ao longo do ano, o projeto “Formação continuada de professores de inglês como língua adicional” tinha como objetivo ampliar as oportunidades de ensino e aprendizagem de língua inglesa como prática social. Com base nas ações desenvolvidas ao longo de dois dos módulos ofertados, English through New Literacies e English Language Materials, bem como em apresentações feitas por dois professores de inglês da rede pública em um evento na universidade, o presente trabalho tem como objetivo (re)pensar criticamente as propostas do curso a partir dos relatos das experiências desses dois professores. Para isso, fazemos uso de referenciais teóricos tais como letramentos, multimodalidade, educação linguística crítica, entre outros. Nesse processo, um dos aspectos que chamaram a nossa atenção é o fato de que repensar a formação (continuada) de professores de línguas em uma perspectiva crítica ainda é um grande desafio, já que é preciso (re)pensar constantemente os caminhos e não voltar para o caminho mais conhecido, mais confortável, que aponta a direção certa ou errada, desconsiderando os diferentes contextos em que uma aula de inglês acontece.

Biografia do Autor

Ana Karina de Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Letras (Português/Inglês) - Universidade Federal de Sergipe - UFS, especialista em Ensino de Inglês (UFMG), mestre em Educação (UFS) e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), sendo bolsista CNPq de doutorado no Brasil. Foi bolsista Capes/Fulbright de doutorado sanduíche na Montclair State University, em Montclair, New Jersey, EUA, durante 9 meses, sob orientação da profa. Michele Knobel. Professora efetiva da UFS (Departamento de Letras Estrangeiras). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, formação de professores, novos letramentos e letramentos digitais.

Marlene de Almeida Augusto de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Letras Estrangeiras

Vanderlei José Zacchi, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Letras Estrangeiras

Downloads

Publicado

2019-05-02

Como Citar

Nascimento, A. K. de O., Souza, M. de A. A. de, & Zacchi, V. J. (2019). REFLETINDO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO CURSO “FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL” / Reflections on the experiences of the “In-service education for teachers of English as an additional language” course. Pensares Em Revista, (15). https://doi.org/10.12957/pr.2019.38635

Edição

Seção

Dossiê 15: EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS