REPENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA COM CONTRIBUIÇÕES DE RICOEUR E MONTE MÓR / Rethinking linguistic education with Ricoeur and Monte Mór’s contributions

Autores

  • Nara Hiroko Takaki Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) http://orcid.org/0000-0001-8574-5842
  • Daniel de Mello Ferraz Universidade de São Paulo (USP)
  • Souzana Mizan Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.38462

Palavras-chave:

Letras, Linguística Aplicada, Educação, Filosofia, Linguística

Resumo

Segundo Edgar e Sedgwick (2002, p. 193), Ricoeur foi um filósofo da linguagem fundamental para os estudos que realçam a importância da subjetividade humana, isto é, “a maneira pela qual pensamos sobre nós mesmos”. Ricoeur deixou para trás a intenção do autor, por estar além do nosso alcance, para conjecturar outros sentidos argumentando que “compreender não é apenas repetir o evento do discurso num evento semelhante, é gerar um novo acontecimento, que começa com o texto em que o evento inicial se objectivou” (RICOEUR, 2009, p. 106). Assim, este artigo explora alguns conceitos da filosofia ricoeuriana, como ruptura, fenomenologia, hermenêutica da suspeita e interpretação, e suas releituras encontradas especialmente nos trabalhos de Monte Mór (1999; 2018), buscando levantar as suas potencialidades não só para a formação de professores de línguas/linguagens, mas também para as teorias contemporâneas sobre letramentos e sociedade. Na primeira sessão – Por uma filosofia das linguagens/línguas e culturas –, a fenomenologia, a hermenêutica e a hermenêutica da suspeita de Ricoeur são apresentadas e discutidas. Posteriormente, exploramos o conceito de hermenêutica com vistas à ampliação do olhar sobre a interpretação com exemplos retirados da mídia. A terceira sessão busca relacionar os conceitos filosóficos ricoeurianos com a educação linguística. Finalizamos esse artigo com orientações nas práticas pedagógicas em que tais conceitos filosóficos podem compor suas bases.

Biografia do Autor

Nara Hiroko Takaki, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui Bacharelado em Inglês e Português pela Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Licenciatura em Inglês e Português pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de São Paulo. Diploma in Teaching English to Speakers of Other Languages (DELTA). É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Leciona no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS. Tem experiência na área de Letras, Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Atua com os seguintes temas: inter-multi-transculturalidades, multi-inter-trans-disciplinaridades, línguas/linguagens e sociedade, interpretação/construção de sentido, translingualismos, novos letramentos, multiletramentos, letramentos críticos, tecnologias aplicadas ao ensino, éticas pós-coloniais em ontologias, epistemologias, metodologias de ensino e pesquisa, formação de professores, material didático. É autora dos livros: 'Leitura na formação de professores de inglês da rede pública: a questão da reprodução de leitura no ensino de inglês' e de 'Letramentos na Sociedade digital: navegar é e não é preciso'. Coautora de Letramentos em Terra de Paulo Freire e de Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens.

Daniel de Mello Ferraz, Universidade de São Paulo (USP)

Daniel Ferraz é pós-doutor pela Universidade de São Paulo, com pesquisa focalizada em educação em língua inglesa. Possui Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2012) focalizado na educação de língua inglesa e novas tecnologias. Parte da pesquisa de doutorado foi realizada na Universidade de Manitoba ? Canadá por meio do programa de doutorado sanduíche da CAPES. Possui Mestrado em Letras Inglês na área de Letramento Visual pela Universidade de São Paulo (2006) e Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas dos novos letramentos, novas tecnologias e critical and visual litaracies e tem publicado artigos e capítulos de livros nas áreas mencionadas.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação de língua inglesa, novos letramentos, letramento visual, letramento crítico, língua e cultura. É professor do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo

Souzana Mizan, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. Possui graduação em Educação e Letras - Grego da Universidade de Tel-Aviv (1992), mestrado (2005), Doutorado (2011) e pós-doutorado (2016) em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Participa do grupo de pesquisa Novos letramentos: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia, sediado na USP e liderado pelos Professores Doutores Lynn Mario Trindade Menezes de Souza e Walkyria Monte Mór. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, multimodalidade, cultura visual, construção do discurso, pedagogia crítica e letramentos.

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Publicado

2019-05-02

Como Citar

Takaki, N. H., Ferraz, D. de M., & Mizan, S. (2019). REPENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA COM CONTRIBUIÇÕES DE RICOEUR E MONTE MÓR / Rethinking linguistic education with Ricoeur and Monte Mór’s contributions. Pensares Em Revista, (15). https://doi.org/10.12957/pr.2019.38462

Edição

Seção

Dossiê 15: EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA SOCIEDADE DIGITAL: CRÍTICA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS