A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS: SABERES-FAZERES DA PRÁTICA DOCENTE / Teachers’ training of Portuguese language as L2 to deaf people: teaching practice concepts

Autores

  • Luciane Ferreira Bomfim Prefeitura de São Francisco do Conde/Bahia/Brasil
  • Claudia Paranhos de Jesus Portela Universidade do Estado da Bahia
  • Dídima Melo Andrade Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.37735

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação de surdos. Língua portuguesa como L2.

Resumo

Esse estudo tem por objetivo apresentar de que maneira a formação continuada para professores pode colaborar para a ressignificação das práticas pedagógicas dos docentes de Língua Portuguesa para surdos como L2. Por considerar que ministrar aulas na modalidade de uma segunda língua exige do professor metodologias didáticas adequadas, levando-se em conta que é uma segunda língua viso-espacial, portanto, diferente de como se ensina para pessoas ouvintes, foi desenvolvido um projeto de intervenção com proposta direcionada para a formação continuada, organizando oficinas formativas para professores que trabalham com educandos surdos, no que concerne ao ensino da Língua Portuguesa como L2 no município de São Francisco do Conde/Bahia/Brasil. Como metodologia foi utilizada a pesquisa participante e, como instrumento de coleta de dados o diário de bordo. O lócus da pesquisa foi o município de São Francisco do Conde (SFC) e os sujeitos foram os professores das escolas de surdos de Salvador/Bahia/Brasil, como também os professores das escolas inclusivas de SFC, que trabalham na sala de recursos, no Atendimento Educacional Especializado. A relevância deste estudo se justifica na medida em que acrescentamos outras discussões aos escassos trabalhos já publicados sobre a temática da formação inicial de professores para o ensino da Língua Portuguesa como L2, por conseguinte, buscando trazer novas perspectivas às lacunas deixadas.

 

 

Biografia do Autor

Luciane Ferreira Bomfim, Prefeitura de São Francisco do Conde/Bahia/Brasil

Mestre em Educação e Tecnologias aplicadas à Educação, graduada em Pedagogia, Especialista em LIBRAS e Especialista em Atendimento Educacional Especializado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e Especial. Professora de educação especial e Libras. Atualmente é pesquisadora do TIPEMSE - Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação da UNEB e o Grupo de Pesquisa em Educação, Inclusão Educacional e Diversidade- EDUCID/ UNEB. 

Claudia Paranhos de Jesus Portela, Universidade do Estado da Bahia

É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC/UNEB (2014) com doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa, UL/PT (2013); mestre em Educação na área de Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial e a Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1999 - 2002).; Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1996), e em Educação a Distância pela AVM Faculdades Integradas (2015); graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1994). Também, possui cursos de aperfeiçoamento em Gestão Educacional e em Educação a Distância. Autora de livro, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, atua como professora pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação - GESTEC, é coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID/CAPES), é líder do grupo de pesquisa Educação, Inclusão Educacional e Diversidade, é pesquisadora no Grupo de Pesquisa Docência e Diversidade na Educação Básica. É membro do Fórum Estadual de Educação da Bahia e compõe o Comitê Gestor Institucional de Formação Docente da UNEB, É membro do Colegiado da Rede Baiana de Educação Inclusiva e compõe o Banco de Avaliadores do MEC/INEP/BASIS, onde atua como avaliadora do curso de Pedagogia nas modalidades presencial e a distância. Coordenou a Comissão Setorial de Avaliação do DEDC I. Atuou de 2008 a 2009 como coordenadora do curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB/2000. Foi colaboradora do Ministério da Educação de 2007 a 2010 através do Curso de Formação de professores na área da Deficiência Visual - SECADI/CAPES//FNDE. Acumula experiência docente na Gestão da Educação Superior e da Educação Básica, Coordenação Pedagógica da Educação Superior e da Educação Básica, Autorização e Reconhecimento de cursos nas modalidades presencial e a distância, e em ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Educação Especial/Educação Inclusiva, Família de Pessoas com Deficiência, Educação a Distância, Pesquisa e Prática Educativa, Pesquisa e Estágio Supervisionado, Avaliação Educacional, Gestão Educacional, Formação de Professores e na Educação Básica. Atuou como docente e coordenadora nos diferentes segmentos da Educação Básica.

Dídima Melo Andrade, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação e Contemporâneidade. Mestre em Educação. Professora titular da Universidade do Estado da Bahia nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Contempoaneidade (PPGEduC) e Gestão e e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC).

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Bomfim, L. F., Portela, C. P. de J., & Andrade, D. M. (2019). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS: SABERES-FAZERES DA PRÁTICA DOCENTE / Teachers’ training of Portuguese language as L2 to deaf people: teaching practice concepts. Pensares Em Revista, (14). https://doi.org/10.12957/pr.2019.37735