O PROCESSO DE COLABORAÇÃO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS EM ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS (ELIS): UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS SURDOS / The process of collaboration in the production of texts in sign language writing (ELiS): a study on the interactions between deaf students

Autores

  • Guilherme Gonçalves de Freitas Universidade Federal de Goiás
  • Francisco José Quaresma de Figueiredo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.37188

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar o processo de colaboração na produção de textos em escrita das línguas de sinais (ELiS), realizado individualmente e colaborativamente por alunos surdos. Como objetivo específico, buscamos verificar as percepções dos alunos acerca do processo de escrever em ELiS individualmente e colaborativamente. Os dados desta pesquisa advêm do estudo de Freitas (2016), do qual participaram quatro alunos surdos, de uma turma do curso de Letras: Libras da Universidade Federal de Goiás. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso qualitativo, e os dados foram obtidos por meio de entrevistas, filmagens, questionários e textos dos participantes. Foram analisados seis textos, dos quais quatro foram escritos individualmente por cada participante e dois que foram escritos em pares. A análise de dados baseou-se nas contribuições de Barros (2008, 2015, 2016), Figueiredo (2001, 2006, 2015) e Vygotsky (1998). Este trabalho visa responder às seguintes perguntas: i) Quais as percepções dos participantes acerca de escrever em ELiS individualmente e em pares? ii) Quais as possíveis contribuições do trabalho colaborativo na produção de textos em ELiS? Os resultados mostraram que a mediação entre os participantes, ao dialogarem sobre a escrita das línguas de sinais (ELiS), possibilitou-lhes aprender uns com os outros e a refletir sobre a forma correta para escrita do sinal em Libras/ELiS, feito que não ocorreu quando produziram seus textos individualmente. Esperamos que esta pesquisa possa trazer reflexões sobre o ensino de escrita de sinais dentro da perspectiva da aprendizagem colaborativa nos espaços educacionais no Brasil.

Biografia do Autor

Guilherme Gonçalves de Freitas, Universidade Federal de Goiás

professor de libras da UFG mestrando em linguística pela UFG

Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás

Doutor e Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela UFMG

Professor Titular de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da UFG

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Freitas, G. G. de, & Figueiredo, F. J. Q. de. (2019). O PROCESSO DE COLABORAÇÃO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS EM ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS (ELIS): UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS SURDOS / The process of collaboration in the production of texts in sign language writing (ELiS): a study on the interactions between deaf students. Pensares Em Revista, (14). https://doi.org/10.12957/pr.2019.37188

Edição

Seção

LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM