JORNAL ESCOLAR: GÊNERO E DISCURSO NO ENSINO FUNDAMENTAL / School newspaper: genre and discourse at elementary school

Autores

  • Vanessa Wendhausen Lima Faculdade SATC

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.37170

Palavras-chave:

Jornal Escolar, Prática Social, Análise Crítica do Gênero.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar, do ponto de vista da Análise Crítica de Gênero (BONINI, 2011), a relação entre gênero e prática social em jornal escolar produzido por alunos de uma turma de correção de fluxo dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Tubarão, SC. Esta pesquisa é um excerto de um projeto de letramento aplicado em virtude da tese de doutorado da autora e o objeto produzido, um jornal escolar, pretendia favorecer e/ou estimular o compromisso do aluno com sua própria aprendizagem. Tendo em vista a influência da prática social na produção de gênero, este artigo demonstra que um gênero produzido em sala de aula sofre a ação das crenças, histórias, valores e identidades dos indivíduos produtores. Os resultados sugerem, de um lado, que a prática social influencia a produção do gênero jornal escolar e não pode ser excluída do processo de análise genérica; e, de outro, considerando que o gênero é uma materialização discursiva, através do trabalho com gêneros na escola é possível atingir e provocar transformações na dinâmica de funcionamento social dos discursos. O jornal escolar visto como um gênero, demonstra que a escola deve se posicionar para além do estabelecimento de regras de ensino e entender que as influências extraescolares podem estar bem mais presentes do que se previa.

Biografia do Autor

Vanessa Wendhausen Lima, Faculdade SATC

Doutora em Ciências da Linguagem. Professora dos cursos de Jornalismo, Design e Publicidade e Propaganda da Faculdade Satc - Criciúma/SC

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Lima, V. W. (2019). JORNAL ESCOLAR: GÊNERO E DISCURSO NO ENSINO FUNDAMENTAL / School newspaper: genre and discourse at elementary school. Pensares Em Revista, (14). https://doi.org/10.12957/pr.2019.37170

Edição

Seção

LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM