O FACEBOOK MEDIANDO PRÁTICAS DOCENTES / Facebook revealing teaching practices

Autores

  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina
  • Luciane de Cassia Andrade Secretaria Estadual do Paraná (SEED)

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.36361

Palavras-chave:

Comentário de Facebook. Capacidades de linguagem. Multiletramento.

Resumo

Inserida no discurso contemporâneo que salienta a importância do fazer pedagógico que se diz inovador porque mediado pela tecnologia, o objetivo geral desta pesquisa é o de buscar compreender os impactos do uso da rede social Facebook no desenvolvimento de linguagem dos alunos. Considerando que os documentos oficiais para a educação no Paraná trazem, de modo implícito ou explícito, o pressuposto de que as práticas discursivas materializadas em gêneros textuais/discursivos podem ser considerados como um instrumento psicológico que media as ações de linguagem (BRONCKART, 2006), alicerçamos esta investigação pela premissa de cunho didático de que os gêneros de texto devem ser o centro do processo de ensino de produção e compreensão. Nessa perspectiva, buscamos validar o Comentário de Facebook como gênero do discurso capaz de contribuir para o desenvolvimento das capacidades de expressão oral e escrita de alunos do ensino fundamental de uma escola pública.  Esta pesquisa se fundamenta nos aportes teóricos e metodológicos oriundos do interacionismo sociodiscursivo, sobretudo nos trabalhos desenvolvidos sobre a questão do ensino-aprendizagem de gêneros textuais (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; 2009).  Os resultados indiciam diversos aspectos que fazem das redes sociais, em especial o gênero Comentário do Facebook um instrumento que pode mediar ações formativas que tenham como objetivo o desenvolvimento de capacidades de linguagem.

Biografia do Autor

Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Professora associada, do curso de Letras Clássicas e Vernáculas, da Universidade Estadual de Londrina-PR, docente do ProfLetras e PPGEL na mesma instituição.

Luciane de Cassia Andrade, Secretaria Estadual do Paraná (SEED)

Professora da ensino básico da rede pública do Paraná, mestre pelo PROFLETRAS-UEL.

Downloads

Publicado

2018-09-08

Como Citar

Nascimento, E. L., & Andrade, L. de C. (2018). O FACEBOOK MEDIANDO PRÁTICAS DOCENTES / Facebook revealing teaching practices. Pensares Em Revista, (13). https://doi.org/10.12957/pr.2018.36361