PRÁTICAS INTERATIVAS NA AULA DE LÍNGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA / Interactive practices in class mother tongue: a social-interactional approach

Autores

  • Linduarte Pereira Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.36350

Palavras-chave:

Práticas interativa, Ensino de língua, Formação docente.

Resumo

Resumo: O estudo em foco, à luz da Sociolinguística Interacional, figura como possibilidade de discussão/reflexão de práticas interativas realizadas nas aulas de língua materna do Ensino Fundamental, com destaque para as ações que valorizam a natureza social e interacional da linguagem a partir da fala do aluno e das reações do professor. Toma como pressupostos teóricos os estudos de Koch (2006), Bakhtin(2003), Geraldi (1997), Kerbrat-Orecchioni (2006), Garcez (2002), Marcuschi (1991), Gumperz (1996), entre outros teóricos que se preocupam com a problemática das relações interativas de mediação pela linguagem, bem como de suas implicações na constituição intelectual dos sujeitos envolvidos com a cena escolar: alunos e professores em formação continuada. Para tanto, a pesquisa qualitativa em educação, do tipo etnográfica, aplicada ao ensino público município da cidade de Pombal – PB, revelou a urgência de valorização da relação professor x aluno em situações de interação de sala de aula, dialética necessária para a efetivação do ensino-aprendizagem da linguagem na aula de língua materna.

 

Palavras-chave: Práticas interativa; Ensino de língua; Formação docente.

Biografia do Autor

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores da UEPB – Campus I. Grupos de Pesquisa: Memória e imaginário das vozes e escrituras; Linguagem, interação, gêneros textuais e ou discursivos; Teorias do sentido: discursos e significações. Campina Grande, Brasil; E-mail: linduartepr@gmail.com

Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas, Universidade Estadual da Paraíba

Professora Mestre do Departamento de Letras e Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba - Campus IV. Grupo de Pesquisa: Teorias do sentido: discursos e significações. Catolé do Rocha, Brasil; E-mail: ap.calado@hotmail.com 

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Rodrigues, L. P., & Dantas, M. A. C. de O. (2019). PRÁTICAS INTERATIVAS NA AULA DE LÍNGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA / Interactive practices in class mother tongue: a social-interactional approach. Pensares Em Revista, (14). https://doi.org/10.12957/pr.2019.36350

Edição

Seção

LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM