O TEXTO AUTOBIOGRÁFICO EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL / The autobiographical text in the middle school classroom

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.36190

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, Ensino de Línguas

Resumo

Com este trabalho, objetivamos contribuir com o ensino e a aprendizagem da produção escrita por meio da produção de textos autobiográficos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE. Concebemos uma sequência didática, baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como recurso metodológico para verificar o desempenho dos alunos nos textos escritos assim como para comprovar a eficiência de tal procedimento como proposta de ensino. Desse modo, para desenvolver a competência dos alunos na produção de textos, sobretudo os escritos, seguimos, ainda, as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, e mais recentemente da Base Nacional Comum Curricular, que norteiam o trabalho com gêneros textuais em sala de aula e certificam que é necessário contemplar a diversidade de textos e gêneros, não apenas por sua relevância social, mas também porque textos pertencentes a diferentes gêneros são organizados de diferentes formas. Apresentamos, então, atividades direcionadas para o trabalho com o gênero autobiografia em sala de aula. Nessa perspectiva, trabalhamos a produção escrita, intencionando valorizar a identidade dos alunos e ressaltar a sua importância como indivíduos participativos e críticos na sociedade onde vivem. Em síntese, este trabalho se propõe a investir na melhoria das práticas de leitura e escrita e pode ser constituído como uma iniciativa pedagógica de aplicação do Modelo Ideológico de Letramento preconizado por Street (2014).

Biografia do Autor

Flávia Cavalcante Rocha, Professora da rede municipal de Fortaleza-Ceará

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Desempenha sua função como professora de Língua Portuguesa na rede pública de Fortaleza. Tem experiência no ensino de produção textual e na correção de redações de pré-vestibulares.

Aurea Suely Zavam, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Linguística. Professora da Unidade de Prática de Ensino do Departamento de Letras Vernáculas da UFC.

Downloads

Publicado

2018-09-08

Como Citar

Rocha, F. C., & Zavam, A. S. (2018). O TEXTO AUTOBIOGRÁFICO EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL / The autobiographical text in the middle school classroom. Pensares Em Revista, (13). https://doi.org/10.12957/pr.2018.36190