UM ESTUDO SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO APOSTILADO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE PÚBLICA PAULISTA / A study on the text genres in the Portuguese language workbook for the State of São Paulo public network

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.35254

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Parâmetros Curriculares Nacionais, Currículo do Estado de São Paulo.

Resumo

Este estudo trata da análise das questões referentes ao ensino dos gêneros textuais presentes no Caderno do Aluno de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, apostilado distribuído na rede pública de ensino do estado de São Paulo. Sua abrangência e consequente relevância no panorama educacional do estado motivaram nossa escolha por analisá-lo, visto que as apostilas são utilizadas pelos alunos da rede oficial de ensino. O objetivo que norteia esta pesquisa é levantar os gêneros textuais que estão presentes no Caderno do Aluno de Língua Portuguesa, uma vez que, as resoluções dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) – no que concerne às sugestões para o ensino da Língua Portuguesa, a partir das quais foi elaborado o Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2012), sugerem que, no 9º ano do Ensino Fundamental, sejam estudados com maior ênfase os textos argumentativos e expositivos. Para isso, o estudo considera o ensino com base em gêneros textuais propostos por Bakhtin (2011 [1979]) e reinterpretados pelo viés teórico-metodológico de Bronckart (2012 [1997]), Marcuschi (2008) e Dolz e Schneuwly (2004), segundo os quais a linguagem é uma forma de ação que se realiza no discurso socialmente situado e partilhado por meio dos gêneros textuais.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Barbosa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutorando em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob orientação da Profa. Dra. Leonor Lopes Fávero, possui mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (2006) e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012). Especializou-se em pós-graduação lato sensu em Tecnologia em Educação a Distância pela Universidade Cidade de São Paulo (2013) e Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cidade de São Paulo (2014). Atualmente é Gestor Escolar, efetivo - Secretaria Municipal de Educação de Poá e cursa especialização em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência nos seguintes temas: linguística textual, gênero textual, tipologia argumentativa, interacionismo sociodiscursivo, ensino de língua portuguesa, sequência didática, gestão escolar e análise de material didático.

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Publicado

2018-09-08

Como Citar

Barbosa, P. R. (2018). UM ESTUDO SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO APOSTILADO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REDE PÚBLICA PAULISTA / A study on the text genres in the Portuguese language workbook for the State of São Paulo public network. Pensares Em Revista, (13). https://doi.org/10.12957/pr.2018.35254