PENSARES SURDOS: ESTUDOS NA ÁREA DE LETRAS / Deaf thoughts: studies in language and arts

Autores

  • Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Valéria Campos Muniz Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.35099

Resumo

O reconhecimento da língua de sinais como língua natural implica a sua compreensão como instrumento modulador de imagens e discursos relativos às identidades e aspectos da cultura surda: a opção pelo plural é centrada na condição heterogênea e histórica destas duas instâncias. Nesse sentido, reconhecemos os sujeitos surdos não como entidade homogênea e  cristalizada - o surdo - mas como pessoas imersas em diferenças, em situações culturais híbridas e inseridas em um panorama pós-moderno. Aqui, ressaltamos os surdos falantes de Libras como primeira língua e que a reconhecem como uma força motriz fundamental para a tessitura de identidades e de traços culturais relevantes para a organização de suas vivências. Para Skliar (1988), os Estudos Surdos poderiam ser pensados como um programa de pesquisa no qual as culturas surdas e suas comunidades deveriam ser percebidas pela clave da “diferença, a partir de seu reconhecimento político”. Concordamos que é fundamental pensar politicamente a questão da surdez; também compreendemos que é necessário ampliar o programa de pesquisa para uma orientação que traga à baila os estudos em Letras, fundamentais tanto para a implementação de um diálogo interdisciplinar profícuo, quanto para a construção de um caminho teórico-crítico que ainda carece de produção e divulgação de investigações específicas. A partir de tal premissa, este número reuniu reflexões e discussões que consideram aspectos referentes ao campo dos Estudos Surdos, em torno da pesquisa em Letras - tanto nos estudos linguísticos como nos literários -, e que contemplam aspectos linguísticos da Libras e da Língua Portuguesa como L2; questões sobre as literaturas surdas; e reflexões sobre os letramentos de surdos, em suas práticas e eventos.

Biografia do Autor

Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos é doutora em Literatura Comparada, pela Universidade Federal Fluminense (2006). Como professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro,  atua  no Departamento de Letras-Libras, no setor de Estudos Literários, e nos cursos de Pós-Graduação em Libras e em Literatura Infantil, onde ministra a disciplina Literatura e Imagem. Autora de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior, desenvolve pesquisa em torno dos seguintes temas: literatura e memória; relações entre literatura e visualidade, e representações estéticas de culturas surdas, dentro do cenário da Pós-Modernidade. Atualmente, participa do grupo de pesquisa Linguagem e Sociedade (FFP-UERJ) e coordena o projeto de extensão Imagens Surdas.  

Valéria Campos Muniz, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutora em Língua Portuguesa (2013) e mestre Língua Portuguesa, (1997) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista da CAPES durante o Doutorado. Atualmente é professora adjunta de Língua Portuguesa como L2 - 40 horas com dedicação exclusiva - do INES. Tem experiência na área de Letras e atua principalmente nas seguintes áreas: leitura, aquisição da língua escrita, língua portuguesa como L2, gramática e ensino. Foi professora na Universidade Estácio de Sá no curso presencial e a distância , tendo ocupado o cargo de coordenadora do curso de Letras no campus de Nova Friburgo. Participa do grupo de pesquisa Linguagem e Sociedade, UERJ. Possui publicação em anais de eventos nacionais, internacionais, e em revistas. Área de interesse: linguística textual, estudos do letramento e língua portuguesa como L2. Membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa Linguagem & Sociedade (FFP/UERJ-CNPq)

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

Ramos, D. C. M. P., & Muniz, V. C. (2018). PENSARES SURDOS: ESTUDOS NA ÁREA DE LETRAS / Deaf thoughts: studies in language and arts. Pensares Em Revista, (12). https://doi.org/10.12957/pr.2018.35099