PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS CONCLUINTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO ESTABELECIMENTO DA COERÊNCIA EM REDAÇÕES DO ENEM / Textual production of the students from the last year of basic education: an analysis of the establishment of coherence in text production of ENEM

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.34666

Palavras-chave:

Produção textual, Redação do ENEM, Linguística textual, Conexão conceitual.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar qual é a proficiência na produção textual dos alunos concluintes da educação básica. Para tanto, analisamos um conjunto de textos do gênero discursivo/textual redação do ENEM, produzidos, em 2017, por alunos do último ano do ensino médio, de escolas da rede pública de ensino atendidas pelo PIBID/UENP. O foco centrou-se, sobretudo, nos aspectos que formam a coerência textual. Nesse sentido, a investigação norteou-se pelos preceitos da Linguística Textual. Os resultados demonstram que a maioria dos textos analisados apresenta problemas na construção dos aspectos que formam a continuidade de referente, a progressão temática, a articulação das ideias e a infraestrutura textual. Em decorrência, poucos são os alunos que mostraram estar proficientes na produção textual do gênero em questão.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho

Doutora em Estudos da linguagem. Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professora permanente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UENP.

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Publicado

2018-09-08

Como Citar

Striquer, M. dos S. D. (2018). PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS CONCLUINTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO ESTABELECIMENTO DA COERÊNCIA EM REDAÇÕES DO ENEM / Textual production of the students from the last year of basic education: an analysis of the establishment of coherence in text production of ENEM. Pensares Em Revista, (13). https://doi.org/10.12957/pr.2018.34666