A SURDEZ COMO DIFERENÇA: NOTAS DE PESQUISA / Deafness as difference: research notes

Autores

  • Paulo Roberto Tonani Patrocínio Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ddináh Maria dos Santos UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.33895

Resumo

O presente ensaio tem como principal objetivo a análise das contribuições críticas e teóricas dos Estudos Culturais acerca da compreensão da surdez enquanto diferença, rompendo com a ideia de deficiência que orientava as leituras da surdez e do sujeito surdo. Parte-se do pressuposto que as representações da surdez devem ser lidas enquanto reflexo e efeito primeiro de reflexões e configurações discursivas de saber-poder que resultam em representações que transitam entre um modelo médico terapêutico – baseado em uma perspectiva que nomeia o sujeito surdo enquanto deficiente e lança mão de estratégias e recursos clínicos que almejam a sua reabilitação –  e um modelo socioantropológico – fundado em uma perspectiva culturalista inspirada nos Estudos Culturais que nomeia a surdez enquanto uma diferença que constitui uma cultura própria, a Cultura Surda. A presente análise busca identificar os principais trabalhos e pesquisas produzidas no âmbito acadêmico brasileiro que promovem uma compreensão da comunidade surda enquanto um grupo minoritário que instaura um elemento de distinção na cultura hegemônica e funda um campo de investigação próprio denominado Estudos Surdos, uma espécie de apropriação do arcabouço teórico dos Estudos Culturais para pensar a surdez e suas representações e autorrepresentações.

 

Biografia do Autor

Paulo Roberto Tonani Patrocínio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Letras-Libras e Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, ambos da Faculdade de Letras da UFRJ.

Ddináh Maria dos Santos, UFRJ

Bolsista de iniciação científica no curso de Letras/Libras da UFRJ

graduanda em Letras Libras

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

Patrocínio, P. R. T., & Santos, D. M. dos. (2018). A SURDEZ COMO DIFERENÇA: NOTAS DE PESQUISA / Deafness as difference: research notes. Pensares Em Revista, (12). https://doi.org/10.12957/pr.2018.33895

Edição

Seção

Dossiê Pensares Surdos