A REFLEXÃO-AÇÃO COMO EIXO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA / Action-Reflection as the axis of teacher education: report of an experience in a bilingual Pedagogy Faculty

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.33894

Resumo

Este artigo é um relato de experiência de duas professoras e de estudantes do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU/INES) realizada em 2015, por ocasião das disciplinas ministradas no 5º período do curso de pedagogia desta Instituição. As disciplinas “Textos e pretextos” e “Cognição, corporeidade e contexto” tinham como objetivo comum refletir sobre práticas cotidianas desenvolvidas com crianças surdas da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, no que tange à leitura e formação do leitor e à importância do brincar para o desenvolvimento infantil. As disciplinas se propuseram a oportunizar aos estudantes a vivência e a reflexão da prática educacional, trabalhando com conhecimentos teórico-práticos. Partimos do princípio de que a ação e a reflexão compõem uma relação dialógica e dialética. Como proposta de avalição dos cursos, foi lançado aos estudantes o desafio de confeccionarem brinquedos, produtos literários e outros materiais pedagógicos voltados às crianças surdas e posterior atuação junto a elas no colégio de aplicação do próprio INES.  Queríamos, com isso, aproximar os estudantes do seu público–alvo e abrir um diálogo com educadores, coordenadores e crianças do Departamento de Ensino Básico do INES (DEBASI). O resultado deste projeto, além da sessão de contação de histórias e brincadeiras realizadas na sala de leitura do Setor de Ensino Fundamental 1 (SEF1), foi a compreensão de que o professor deve  se instrumentalizar para observar, questionar e redimensionar seu cotidiano por meio de um diálogo permanente entre a teoria e a prática. 

Biografia do Autor

Aline Xavier, INES

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2002), especialização em Planej. Implement. e Gestão da Educ. a Distância i pela Universidade Federal Fluminense(2011), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2004) e doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2009). Atualmente é Professor do Magistério Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Atuando principalmente nos seguintes temas:Cultura/Linguagem/Literatura

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

Xavier, A., & Torres, M. C. E. (2018). A REFLEXÃO-AÇÃO COMO EIXO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA / Action-Reflection as the axis of teacher education: report of an experience in a bilingual Pedagogy Faculty. Pensares Em Revista, (12). https://doi.org/10.12957/pr.2018.33894

Edição

Seção

Dossiê Pensares Surdos