LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS

Autores

  • Marcia Lisboa Costa de Oliveira FFP-UERJ
  • Maria Betânia Almeida Pereira FFP-UERJ
  • Andréa Rodrigues FFP-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2017.33437

Resumo

TEXTO DE APRESENTAÇÃO DO NÚMERO 11

Biografia do Autor

Marcia Lisboa Costa de Oliveira, FFP-UERJ

Doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela mesma universidade (1995).Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores, no Departamento de Letras. Membro do corpo docente do Mestrado Profissionalizante em Letras (PROFLETRAS - FFP/UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística ? Mestrado em Estudos Linguísticos (PPLIN-FFP/UERJ) e dos cursos de Especialização em Educação Básica e Estudos Literários na FFP/UERJ. Desenvolveu pesquisa de pós Doutorado sobre Multiletramentos e letramentos críticos em contextos periféricos, na FFLCH/USP sob supervisão da Professora Doutora Walkyria Monte Mór. É coordenadora do projeto de Extensão " Letrajovem: oficinas de Língua Portuguesa para Jovens e Adultos em Situação de Vulnerabilidade Social". Atua principalmente nos seguintes temas: leitura e formação de leitores, letramentos numa perspectiva sociocultural, formação de professores e desigualdades sociais. Membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa ?Linguagem & Sociedade? (FFP/UERJ-CNPq) e do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (FFLCH/USP). Líder do grupo de pesquisa "Conversa de Professor; construindo relações entre teoria e metodologia em uma comunidade de práticas - COP (FFP/UERJ -CIEP 250 - UNESA). International Literacy Association Developing Economy Member

Maria Betânia Almeida Pereira, FFP-UERJ

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1995) , mestrado (2001), doutorado (2012) em Letras pela Universidade Federal Fluminense. É Professora Adjunta do Departamento de Letras, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Nesta instituição foi professora substituta no período de agosto de 2007 a janeiro de 2012, lecionando disciplinas ligadas ao setor de Prática de Ensino, dentre outras. Foi professora da Universidade Estácio de Sá, de 2001 a 2015, trabalhando nas áreas de Letras e de Pedagogia, com ênfase em Literatura Brasileira e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Tem experiência como professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente, na FFP-UERJ, atua como coordenadora dos projetos de iniciação à docência; de estágio interno complementar e de extensão. É editora adjunta da Revista Pensares, periódico eletrônico do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Letras - PROFLETRAS (http://www.publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista); integra o corpo docente do Curso de Especialização em Educação Básica, na modalidade Ensino de Língua e das Literaturas de Língua Portuguesa e faz parte dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas de Prática Exploratória (NEPPE), da FFP-UERJ; Linguagens, Leitura e Ensino, da FFP e Laboratório de Extensão e Pesquisas de Literatura e Imagens, da UFRJ.

Andréa Rodrigues, FFP-UERJ

Andréa Rodrigues possui Graduação em Letras pela UFF (1987), Mestrado em Linguística pela UFRJ (1993), Doutorado em Linguística pela PUC-Rio (2001) e Pós-Doutorado em Memória e Linguagem pela UNIRIO (2013). Professora adjunta do setor de Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Atualmente é coordenadora local do Mestrado Profissional em Letras na FFP-UERJ. Editora-adjunta do periódico Pensares em Revista. Membro do Grupo de Trabalho Análise do Discurso, da ANPOLL. Desenvolve seu trabalho principalmente nas seguintes áreas: Formação Docente, Ensino de Língua e de Literatura, Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Oliveira, M. L. C. de, Pereira, M. B. A., & Rodrigues, A. (2018). LETRAMENTOS, ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS. Pensares Em Revista, (11). https://doi.org/10.12957/pr.2017.33437