PARA ALÉM DO CAMPO DA VISÃO: MATERIAIS COMPLEMENTARES PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS CEGAS E DE BAIXA VISÃO / Beyond the vision: complementary educative materials for blind and low vision children

Autores

  • Elizabeth Mota Jacob UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2017.33431

Palavras-chave:

educação inclusiva, design, material grafo-tátil.

Resumo

Este artigo apresenta o trabalho que vem sendo realizado por professores e alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o apoio do Instituto Benjamin Constant no sentido de produzir material grafo tátil, lúdico com fins a desenvolver sensorialmente o aprendizado de crianças cegas e de baixa visão. Entendemos que as crianças cegas e de baixa visão têm plena capacidade de aprendizagem podendo se tornar cidadãos plenos. Para tanto é necessário que sua educação seja inclusiva e permita o aprimoramento de suas habilidades. Reconhecendo as características cognitivas do cego e da baixa visão, as apresentamos brevemente aqui. No sentido de também fundamentar o nosso trabalho a partir das alternativas ora em circulação, analisamos os tipos de publicação hoje existentes para este público e identificamos algumas carências. Numa sociedade em que a visão se tornou o sentido dominante, o material produzido para o público em questão priva-se muitas vezes de explorar outras dimensões estéticas evitando, com isso, a exploração criativa dos demais sentidos. Observando esta carência, nossa pesquisa volta-se para o desenvolvimento de livros, brinquedos e material de apoio didático com design voltado para este público. O material que estamos desenvolvendo tem como objetivo também ser utilizado como complementação pedagógica na educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental, trabalhando no sentido de desenvolver multi-sensorialmente a criança cega e de baixa visão.

 

Biografia do Autor

Elizabeth Mota Jacob, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

 

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena ECO I UFRJ
Professora do Curso de Comunicação Visual Design - BAV  |  EBA  | UFRJ

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Jacob, E. M. (2018). PARA ALÉM DO CAMPO DA VISÃO: MATERIAIS COMPLEMENTARES PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS CEGAS E DE BAIXA VISÃO / Beyond the vision: complementary educative materials for blind and low vision children. Pensares Em Revista, (11). https://doi.org/10.12957/pr.2017.33431