CONTO “NEGRINHA” À LUZ DO LETRAMENTO CRÍTICO: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE IDENTIDADE NO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO / The tale “Negrinha” under the light of critical literacy: an experience on identity in the project “Mais educação”

Autores

  • Jéssica Gonçalves da Silva Mestranda em Letras - PPLIN/FFP -UERJ
  • Ana Carolina da Conceição Figueiredo Mestranda em Letras - PPLIN/FFP -UERJ
  • Kátia Nazareth Moura de Abreu Professora Adjunta - DEL/FFP - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2017.33370

Palavras-chave:

Racismo, Letramento crítico, identidade

Resumo

O presente artigo é fruto de uma atividade pedagógica sobre o racismo por meio da leitura crítica e de atividades de compreensão e intervenção em um contexto escolar do projeto Mais Educação na cidade de Maricá, situada no Estado do Rio de Janeiro. Essa atividade foi elaborada em uma escola estadual em uma turma do ensino fundamental II, com o intuito de estimular a leitura crítica do texto literário Negrinha de Monteiro Lobato. A abordagem do estudo tem como fundamento teórico e metodológico as concepções de leitura e escrita no viés do letramento crítico de Freire (1989), Gee (1996), Green (1998), Kalantzis e Cope (2012) e no principio de que não há nenhum discurso neutro, ou seja, todo texto possui condicionantes sociais e a da importância de “desenvolver caminhos para ver de onde eles vêm e reconhecer como são designados por nós, leitores” (JANKS, 2016). Além disso, alinhamo-nos com o pensamento teórico de JAUSS (1994), teórico da Teoria da Estética da Recepção, ao compreendermos que a leitura resulta na fusão do horizonte de expectativa do leitor/aluno com o horizonte de expectativa do texto. O objetivo deste artigo é o de tecer reflexões sobre a importância do letramento crítico na prática escolar.

Biografia do Autor

Jéssica Gonçalves da Silva, Mestranda em Letras - PPLIN/FFP -UERJ

Mestranda em Letras - PPLIN/FFP -UERJ

Ana Carolina da Conceição Figueiredo, Mestranda em Letras - PPLIN/FFP -UERJ

Mestranda em Letras - PPLIN/FFP -UERJ

Kátia Nazareth Moura de Abreu, Professora Adjunta - DEL/FFP - UERJ

Professora Adjunta - DEL/FFP - UERJ

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Silva, J. G. da, Figueiredo, A. C. da C., & de Abreu, K. N. M. (2018). CONTO “NEGRINHA” À LUZ DO LETRAMENTO CRÍTICO: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE IDENTIDADE NO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO / The tale “Negrinha” under the light of critical literacy: an experience on identity in the project “Mais educação”. Pensares Em Revista, (11). https://doi.org/10.12957/pr.2017.33370