LEITURA E APROPRIAÇÃO DO LITERÁRIO EM “A MENINA QUE NÃO SABIA LER” / Reading and appropriation of the literary in “The girl who could not read”

Autores

  • Márcio Araújo de Melo Universidade Federal do Tocantins.
  • Andreia Nascimento Carmo SEDUC/TO - Secretária da Educação do Tocantins
  • Valdivina Telia Rosa de Melian Faculdade Católica Dom Orione

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2017.33367

Palavras-chave:

Personagem-leitora. Modos de leitura, literatura

Resumo

A leitura e a apropriação do literário em A menina que não sabia ler” discute os modos como a personagem-leitora, Florence, do livro A menina que não sabia ler, de John Harding, se apropria do texto literário, misturando a realidade e o imaginário. Para tanto, observa-se como ela vai construindo maneiras de se ajustar as formas de ler o texto literário para conduzir suas atitudes em seu meio social. Em um lugar hostil e proibido para a aprendizagem da leitura de mulheres, Florence desenvolve, de maneira autodidata, sua alfabetização e letramento literário, constituindo-se como leitora que consegue interagir com todos os níveis de textos que entra em contato. O modo como ela lê, compreende e manuseia o livro literário apresenta figurações de leitora literária e de leitura. Ela é uma leitora que conduz o texto literário para uso prático, fazendo dele forma de viver e de agir. Há uma espécie de mimetização daquilo que lê. São figurações de uma leitora que devora o texto literário para colocar como prática e uso tais leitura. Os modos de agir e conduzir o viver são performances com as quais ela passa a operar seu cotidiano. Como leitora que “perverte” o ideal da leitura como humanizadora, Florence “desestabiliza” os modos de compreender a literatura clássica, trazendo a possibilidade de ler como forma de sobreviver. Essa literatura e leitura passam a possuir funções práticas.

Biografia do Autor

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Tocantins.

  Professor e coordeandor do Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de língua e literatura da UFT. Professor do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS Rede Nacional.

Andreia Nascimento Carmo, SEDUC/TO - Secretária da Educação do Tocantins

Possui Mestrado em Ensino Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - PPGL/ UFT;

Valdivina Telia Rosa de Melian, Faculdade Católica Dom Orione

Doutoranda em Letras- Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), possui Mestrado em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - PPGL/ UFT.

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

Melo, M. A. de, Carmo, A. N., & Melian, V. T. R. de. (2018). LEITURA E APROPRIAÇÃO DO LITERÁRIO EM “A MENINA QUE NÃO SABIA LER” / Reading and appropriation of the literary in “The girl who could not read”. Pensares Em Revista, (11). https://doi.org/10.12957/pr.2017.33367