FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA: A LEITURA LITERÁRIA EM VOZ ALTA COMO ESTRATÉGIA PARA ALFABETIZAÇÃO / Readers development in school: reading aloud as a strategy for literacy

Autores

  • Valéria Cunha dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Paula Oliveira Santana Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2017.33365

Palavras-chave:

Ensino de leitura, Projetos de letramento, Eventos de letramento.

Resumo


Neste artigo, tivemos como objetivo desenvolver uma reflexão acerca de um projeto de letramento intitulado Show de leitura, realizado em 2015 em uma escola básica da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (SC). O projeto foi idealizado por professores de língua portuguesa e pedagogos, e foi desenvolvido por alunos de 1º e de 8º ano do Ensino Fundamental. Apesar de o objetivo inicial desse projeto ter sido criar uma estratégia que auxiliasse o processo de alfabetização dos alunos mais novos, no desenrolar dos encontros foi possível observar notável melhora do desempenho escolar dos alunos mais velhos, principalmente na disciplina de língua portuguesa. Nesse contexto, buscamos apontar considerações acerca do ensino de leitura na educação básica, ressaltando algumas motivações e implicações que uma prática pedagógica que ressignifica o trabalho com textos pode ter.

 

Biografia do Autor

Valéria Cunha dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Letras - Português e mestra em Linguística (UFSC). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Paula Oliveira Santana, Universidade Federal de Santa Catarina

Fonoaudióloga (Universidade de Fortaleza), mestra e doutora em Linguística (Universidade Estadual de Campinas). Possui Pós-Doutorado em Historia Cultural na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (2015). É professora (Adjunto IV) do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina e da Pós-Graduação em Linguística (UFSC).

Downloads

Publicado

2018-04-05

Como Citar

dos Santos, V. C., & Santana, A. P. O. (2018). FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA: A LEITURA LITERÁRIA EM VOZ ALTA COMO ESTRATÉGIA PARA ALFABETIZAÇÃO / Readers development in school: reading aloud as a strategy for literacy. Pensares Em Revista, (11). https://doi.org/10.12957/pr.2017.33365