GOL – REALIZANDO DESEJOS DE CONSUMO, UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A “LIBERDADE” E O “QUERER” / Gol – Accomplishing consumer’s wishes, a discursive analysis on “freedom” and “desires”

Autores

  • Luciano Luiz Araújo UFAL
  • Daniela Botti Rosa Correio UFAL

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2017.31628

Palavras-chave:

discurso, sujeito, desejo, ideologia, empresa aérea

Resumo

Neste artigo, Sob a perspectiva da Análise do Discurso francesa, inaugurada por Michel Pêcheux, analisamos o discurso do editorial da Revistinha Gol nº 1, distribuída aos passageiros da empresa aérea; para tal, convocamos à discussão ideias de Marx e Freud. A publicação destina-se ao público infantil para um momento de distração e lazer durante a viagem, porém parte de seu conteúdo, de certa forma, está direcionado ao público adulto. Dito isso, verificamos as contradições existentes nesse discurso estabelecidas entre pais/filhos na relação de consumo pretendida; a circulação de sentidos que giram em torno de ideias sobre a liberdade (de viajar de avião) e o querer (viajar de avião), bem como elementos utilizados para uma educação cultural para “formar” futuros consumidores. Entendemos que o discurso parte dos interesses da classe dominante, busca mostrar uma cultura do mundo moderno (a de viajar de avião) e que todos são autônomos e livres o suficiente, mesmo as crianças. Entendemos que se trata de uma pseudo autonomia e liberdade, porém, são estratégias para atingir interesses, e isso não se dá sem conflito, pois tais serviços aéreos não são para todos; eles custam um preço, é necessário ter moeda para comprá-los; por consequência, implica dizer: o dinheiro não veio do nada; custou ganhá-lo.

 

Biografia do Autor

Luciano Luiz Araújo, UFAL

UFAL

Daniela Botti Rosa Correio, UFAL

UFAL

Downloads

Como Citar

Araújo, L. L., & Rosa Correio, D. B. (2017). GOL – REALIZANDO DESEJOS DE CONSUMO, UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A “LIBERDADE” E O “QUERER” / Gol – Accomplishing consumer’s wishes, a discursive analysis on “freedom” and “desires”. Pensares Em Revista, (10). https://doi.org/10.12957/pr.2017.31628