GOL – REALIZANDO DESEJOS DE CONSUMO, UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A “LIBERDADE” E O “QUERER” / Gol – Accomplishing consumer’s wishes, a discursive analysis on “freedom” and “desires”

Luciano Luiz Araújo, Daniela Botti Rosa Correio

Resumo


Neste artigo, Sob a perspectiva da Análise do Discurso francesa, inaugurada por Michel Pêcheux, analisamos o discurso do editorial da Revistinha Gol nº 1, distribuída aos passageiros da empresa aérea; para tal, convocamos à discussão ideias de Marx e Freud. A publicação destina-se ao público infantil para um momento de distração e lazer durante a viagem, porém parte de seu conteúdo, de certa forma, está direcionado ao público adulto. Dito isso, verificamos as contradições existentes nesse discurso estabelecidas entre pais/filhos na relação de consumo pretendida; a circulação de sentidos que giram em torno de ideias sobre a liberdade (de viajar de avião) e o querer (viajar de avião), bem como elementos utilizados para uma educação cultural para “formar” futuros consumidores. Entendemos que o discurso parte dos interesses da classe dominante, busca mostrar uma cultura do mundo moderno (a de viajar de avião) e que todos são autônomos e livres o suficiente, mesmo as crianças. Entendemos que se trata de uma pseudo autonomia e liberdade, porém, são estratégias para atingir interesses, e isso não se dá sem conflito, pois tais serviços aéreos não são para todos; eles custam um preço, é necessário ter moeda para comprá-los; por consequência, implica dizer: o dinheiro não veio do nada; custou ganhá-lo.

 


Palavras-chave


discurso, sujeito, desejo, ideologia, empresa aérea

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2017.31628

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005