A INTERFERÊNCIA DE IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS NA LEITURA DE CONTOS ILUSTRADOS

Autores

  • Anabel Medeiros Azerêdo de Paula UFF
  • Beatriz dos Santos Feres Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2016.30995

Palavras-chave:

Inferência, Imaginário sociodiscursivo, Livro ilustrado.

Resumo

Neste trabalho pretende-se investigar como o processo de inferências de imaginários sociodiscursivos auxilia a construção de sentidos na leitura de contos ilustrados, destinados ao público infantil. Essas narrativas constituem-se de textos verbovisuais, cujos sentidos emergem das relações que se estabelecem entre a linguagem verbal e a visual. Esses sentidos revelam-se através de um processo de interpretação, que se realiza pela percepção e pela contextualização dos seres do mundo, manifestados não só de modo icônico nas ilustrações, mas também pelo reconhecimento do universo construído pelo homem, concebido e categorizado de maneira simbólica pelas palavras. O texto verbo-visual requer do leitor uma competência semântica, que lhe permita identificar os discursos que circulam na sociedade, formulados a partir de saberes de conhecimento e de crença sobre o mundo. O leitor precisa inferir  informações ao texto para calcular o sentido da obra, a partir do acionamento de saberes compartilhados, que se materializam no texto verbo-visual através de elementos linguísticos e imagéticos. O aporte teórico para analisar como as inferências de imaginários sociodiscursivos constroem o sentido do texto se concentra na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, postulada por Patrick Charaudeau (2008, 2006) e o corpus investigado se constitui de obra de Souza Júnior (2014).

 

Biografia do Autor

Anabel Medeiros Azerêdo de Paula, UFF

Especialista em Leitura e Produção de Textos pela UFF e em Tradução da Língua Inglesa pelo ISAT. Mestre e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem pela UFF. Membro do GP Leitura, Fruição e Ensino. Já atuou como professora substituta no curso de Letras, na UFF e na UERJ-FFP. Atualmente, atua como professora de Língua Inglesa na Educação Básica, na SEEDUC - RJ. Interessa-se por Semiolinguística, Literatura infantil e juvenil e Leitura de livros ilustrados.

 

Beatriz dos Santos Feres, Universidade Federal Fluminense

Doutora (2006) e Mestre (2003) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora Associada de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da UFF. Está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFF, linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da interação, no qual ministra cursos relacionados à disciplina Semiolinguística. Atua também nos cursos de Especialização em Literatura Infantojuvenil e em Língua Portuguesa. É líder do grupo de pesquisa Leitura, fruição e ensino (LeiFEn/CNPq). É membro do GT Linguística de Texto e Análise da Conversação (LTAC) e do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras da UFF. Temas de interesse: leitura e ensino; estratégias de compreensão e de interpretação; teoria e análise linguística; iconicidade na semiose poética, literatura infantil, livro ilustrado e referenciação verbo-visual.

Downloads

Como Citar

de Paula, A. M. A., & Feres, B. dos S. (2017). A INTERFERÊNCIA DE IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS NA LEITURA DE CONTOS ILUSTRADOS. Pensares Em Revista, (9). https://doi.org/10.12957/pr.2016.30995