PIERRE-JULES HETZEL E A LITERATURA ILUSTRADA PARA CRIANÇAS E JOVENS

Autores

  • Edmar Guirra Colégio Pedro II.

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2016.30915

Palavras-chave:

História da edição francesa, impresso ilustrado, campo literário

Resumo

Na história da edição francesa, o desenvolvimento de uma nova economia do livro ao longo do século XIX está atrelado ao surgimento de um “tempo dos editores”, tornado possível graças a conjunturas que tiveram papel catalisador em um meio profissional ainda em definição. Ao mesmo tempo, assiste-se ao desenvolvimento do ensino primário, marcado, sobretudo, por leis que asseguravam a expansão do número de escolas, a qualificação de professores e, ainda, a gratuidade, a obrigatoriedade e a laicidade do ensino. O resultado desses empreendimentos é o advento de um novo público leitor. Com essa transformação, surgem novos engajamentos e lutas nos campos literário e editorial. Atento às potencialidades do mercado, Pierre-Jules Hetzel se lança na via da edição ilustrada para crianças e jovens, publicando livros e magazines e respondendo, igualmente, às preocupações pedagógicas das famílias e a seus anseios ideológicos: uma literatura para crianças e jovens baseada na utilidade e no divertimento, em harmonia com a escola leiga e republicana. De Le livre des enfants (1837) às Viagens extraordinárias de Jules Verne, passando pelas Fables de Florian (1842) e pelo Magasin d’Éducation et de Récréation (1864), Hetzel se posicionará nos campos literário e editorial contra uma concepção de livros insípidos. Neste artigo, ao analisar prefácios e editoriais de lançamentos de Hetzel, discutiremos os projetos estético e ideológico deste editor, vinculados à sua concepção de literatura ilustrada para crianças e jovens, mapeando sua trajetória nos campos editorial e literário.

 

Biografia do Autor

Edmar Guirra, Colégio Pedro II.

Graduado em Letras pela UFRJ, mestre e doutor em Literaturas de língua francesa pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da mesma universidade, participa do grupo de pesquisa ARS Arte Realidade Sociedade (UFRJ-FBN), do projeto Circulação Transatlântica dos Impressos - a globalização da cultura no século XIX (UVSQ-UNICAMP) e do NEFB - Núcleo de estudos franco-brasileiros vinculado ao Departamento de francês do Colégio Pedro II. Atua, principalmente, no tema Jules Verne, estuda as relações entre a literatura, a sociologia e as artes e se interessa pelas questões que envolvem o campo editorial e a materialidade do livro. Trabalha como professor de francês língua estrangeira no Colégio Pedro II. Em 2015, foi eleito membro do Conselho Administrativo do Centre International Jules Verne (CIJV).

Downloads

Como Citar

Guirra, E. (2017). PIERRE-JULES HETZEL E A LITERATURA ILUSTRADA PARA CRIANÇAS E JOVENS. Pensares Em Revista, (9). https://doi.org/10.12957/pr.2016.30915