FACES E INTERFACES DO VERBAL E DA IMAGEM NO LIVRO PARA CRIANÇA E JOVENS

Maria Zilda da Cunha, Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Resumo


Este artigo pretende abordar as relações entre palavra e imagem na Literatura de recepção infantil e juvenil, considerando alguns dos desafios impostos pela contemporaneidade. Sabe-se que essa literatura, em sua gênese, apresenta-se reconhecida por sua oralidade e escritura, entretanto, no decurso da história, se entretece com as artes visuais, tornando-se um sistema complexo em que se hibridizam códigos e linguagens. A perspectiva metodológica que assumimos está fundamentada nos princípios semióticos e nos princípios de literatura comparada. Tal perspectiva reconhece os diálogos que a literatura estabelece com outras artes, outros saberes e com as demais formas de representação.


Palavras-chave


Imagem; Palavra; Livro Ilustrado para Crianças e Jovens.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2016.30908

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005