O ENSINO DE PERÍFRASES VERBAIS E VERBO-NOMINAIS

Autores

  • Vinicius Maciel de Oliveira Faculdade de Formação de Professores da UERJ
  • Giselle Aparecida Toledo Esteves Secretaria Municipal de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2016.30581

Palavras-chave:

Perífrase verbal. Verbo-suporte. Ensino. Gramática. Funcionalismo

Resumo

Neste artigo, discutimos o ensino de perífrases verbais e verbo-nominais, com base na análise de gramáticas tradicionais, descritivas, materiais pedagógicos entre outros estudos em âmbito acadêmico, fundamentando nossas ideias na proposta de que os usos moldam constantemente o sistema linguístico; isto é, este trabalho ancora-se na perspectiva funcionalista. Pretendemos responder às seguintes questões: (i) como as gramáticas tradicionais e alguns estudos linguísticos recentes abordam o uso de perífrases verbais e de estruturas com verbos-suporte? e (ii) quais atividades com estas construções são bastante recorrentes em livros/textos didáticos? A partir da reflexão sobre o uso e a abordagem de perífrases verbais e verbo-nominais, propomos algumas alternativas para o trabalho com o tema levantado que estejam adequadas às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Nossa proposta visa a analisar aspectos da forma e do significado das construções em foco, tentando demonstrar como os efeitos de significado podem ser explicados em função do gênero textual que integram. Em função dessa concepção de língua e do encaminhamento sugerido, acreditamos que, nas aulas de morfossintaxe, devem ser abordadas as noções de variação e mudança linguísticas e, com isso, espera-se que o aluno compreenda que a gramática não é um objeto estático e homogêneo, mas um organismo vivo de natureza, essencialmente, heterogênea.

Biografia do Autor

Vinicius Maciel de Oliveira, Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Professor de língua portuguesa do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Giselle Aparecida Toledo Esteves, Secretaria Municipal de Volta Redonda

É bacharel em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Fez seu mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), com a dissertação "Construções com DAR + Sintagma Nominal: a gramaticalização desse verbo e a alternância entre perífrases verbo-nominais e predicadores simples". O tema de sua pesquisa para a tese de Doutorado (Língua Portuguesa) foi Lexicalização de expressões com DAR/FAZER + SN . Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: (sócio)funcionalismo, gramaticalização, lexicalização, polifuncionalidade verbal, verbos suporte, alternância entre perífrases verbo-nominais e verbos plenos, e ensino de predicações complexas.

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Como Citar

Oliveira, V. M. de, & Esteves, G. A. T. (2017). O ENSINO DE PERÍFRASES VERBAIS E VERBO-NOMINAIS. Pensares Em Revista, (8). https://doi.org/10.12957/pr.2016.30581

Edição

Seção

Novos estudos em Morfossintaxe: abordagens e dinâmicas que viabilizem a prática do professor de Língua Portuguesa